Olá,

Visitante

A Escuta Voluntária do Programa Saúde na Escola em Tempos de Pandemia no Município de Campos dos Goytacazes, Rj

Em decorrência da Emergência Internacional, relacionada à COVID-19, declarada em 30 de janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Saúde na Escola (PSE) do município de Campos dos Goytacazes precisou reajustar suas atividades.O PSE é uma política intersetorial, criada por meio do Decreto nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007, pelos Ministérios da Saúde e da Educação. O programa visa promover a saúde e a educação integral através de ações voltadas a prevenção de doenças e promoção da saúde. Diante da Resolução nº 4, de 26 de março de 2020 do Conselho Federal de Psicologia, que Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19, a equipe de psicólogos do Programa Saúde na Escola – PSE, preocupada com as questões na área da saúde mental, provocadas pelo isolamento social e demais situações no enfrentamento ao novo coronavírus, assumiu um compromisso com a comunidade deste Município.

Trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela equipe de psicólogos do PSE que implementou a Escuta Voluntária no dia 26 de março de 2020. Um sistema de plantão realizado por profissionais qualificados estatutário e voluntários, que disponibilizam horários específicos, de segunda à sexta, para uma escuta pontual das questões de saúde mental levantadas durante a pandemia do novo coronavírus. Através do Instagram do PSE, @psecamposrj, a comunidade envia mensagens de texto, áudio ou vídeo chamada pelo direct, aos profissionais da psicologia de plantão. Com o aumento dos casos, foi necessária a extensão da ação da Escuta Voluntária, para a modalidade de Atendimentos Psicológicos Gratuitos Remotos por meios de tecnologia da informação e da comunicação. Após o primeiro contato é realizada uma triagem e encaminhamento ao profissional para a marcação dos serviços psicológicos. O agendamento e a escolha do recurso para os atendimentos ficam a cargo de cada psicólogo responsável, devidamente cadastrado na plataforma e-psi e seguindo as orientações do Conselho Federal de Psicologia.

Desde o final do mês de março, até a data atual, o Programa Saúde na Escola de Campos dos Goytacazes, RJ, assumiu um compromisso desta municipalidade, com ações psicoeducativas e de suporte psicológico remoto. A atuação da Equipe de Psicologia para o desenvolvimento das ações do PSE, neste período de Emergência Internacional para COVID-19 mostrou-se importante para o município, contribuindo para a promoção da saúde mental em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde no planejamento de ações do PSE.

Principal

Pâmella Nogueira Machado de Miranda

pamella_psi@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Praça Cinco de Julho, 60. Caju

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Pâmella Nogueira Machado de Miranda

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Educação nutricional com portadores de Diabetes Mellitus tipo II em uma UBS
Rondônia
Práticas
Rede de Assistência ao Usuário: Acesso ao Transporte Sanitário do Município de Queimadas
Paraíba
Práticas
Integralidade da assistência à saúde da mulher em um ambulatório especializado na APS em Buritis (RO)
Rondônia