Olá,

Visitante

A Educação Permanente Como Ferramenta de Gestão e Qualidade na Saúde

A educação permanente em saúde (EPS), vertente pedagógica que se propõe a colocar o cotidiano do trabalho em análise, possibilita construir espaços coletivos para a reflexão e avaliação dos atos produzidos no dia-a-dia, além de contribuir para o desenvolvimento profissional e mudanças nas práticas e processos em saúde, foi instituída no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da Portaria 198/2004 e robustecida em 2007, com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A Atenção Primária à Saúde (APS), é um campo de grande potencial para ações de EPS, tendo em vista a sua disseminação no território e por ser uma estratégia de reorganização do cuidado à pessoa. Em 2019, com a mudança no modelo de financiamento para a APS no SUS e com a introdução de novas tecnologias de informação, os municípios e equipes, para alcançar objetivos e garantir o financiamento, tiveram que se organizar e desenvolver ações padronizadas, melhorar a interação entre equipe e gestão e passaram por estruturação.Diante das mudanças do Programa Previne Brasil e dos resultados dos indicadores de assistência de Cabedelo-PB, a gestão se propôs a realizar um trabalho de educação continuada com todos os profissionais da APS, a partir do ano de 2020. Visto que algumas categorias profissionais ingressavam no SUS por meio de contratação direta ou algum tipo de processo seletivo, sem participarem de qualquer tipo de formação ou treinamento específico para seu exercício profissional.Estudo de intervenção, de natureza qualitativa e perspectiva sóciopoética, apoiado na análise e crítica das atividades de EPS realizadas em Cabedelo-PB, no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2022. A vivência ocorreu durante as oficinas de capacitação anuais, visitas técnicas semanais, realizadas pela equipe de apoio institucional e coordenações da APS

Na tentativa de plantar a semente da reflexão e contribuir com novos sentidos e estratégias para a EPS, utilizando-a como dispositivo de gestão, qualificação profissional e do cuidado com o usuário e entre a equipe, com vistas a melhorar a qualidade das práticas em saúde no SUS, promoveu-se diálogos em espaços institucionais e nas 22 equipes de saúde de Cabedelo, a fim de valorizar as experiências, vivências e saberes dos profissionais da APS.O estudo objetivou qualificar os profissionais de saúde da APS quanto às ferramentas de medição do novo modelo de financiamento da APS, capacitar os mesmos, em relação ao registro adequado nos sistemas de informação de saúde (SIS) e avaliar o impacto nos principais indicadores de saúde.

Dessa forma, apesar das adversidades enfrentadas pela pandemia de Covid-19, o município de Cabedelo, demonstrou bons resultados no tocante a EPS. Mas, faz-se necessário a continuidade da estratégia de educação tendo em vista a alta rotatividade dos profissionais na APS, bem como a atualização daqueles que, com o tempo e dificuldades do cotidiano, deixam de executar as ações de forma eficiente e com olhar integral.Conclui-se que, para melhorar a qualidade nas informações de saúde da atenção primária, é preciso primeiro detectar dificuldades e potencialidades das equipes, oferecer apoio técnico e institucional, próximo dos atores que desempenham as ações de saúde, evitando decisões verticais. É importante ainda ressaltar que a gestão da APS deve sempre reavaliar seu processo de intervenção, observando o que obtém maiores resultados e revendo o que necessita ser excluído da estratégia adotada. A reflexão sobre o processo de trabalho em saúde produzida de modo coletivo e inclusivo, é pressuposto para a possibilidade de transformação da realidade.

Principal

Estela Aguiar de Melo

estela.a.melo@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Cabedelo

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Duque de Caxias, S/N. Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Estela Aguiar de Melo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Fisioterapia na Atenção Primária: uma Estratégia de Promoção do Crescimento e Desenvolvimento Saudável do Lactente.
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Bem Me Quero
Rio de Janeiro
Práticas
O Fluxograma de Atendimento À Saúde do Homem Como Dispositivo de Análise das Práticas na Ab
Rio de Janeiro
Práticas
Prontuário Eletrônico do Cidadão, Principais Desafios e Avanços no Municipio de Umbuzeiro- Pb
Paraíba
Práticas
Gestâo da Atenção Básica Como Instrumento Articulador da Rede de Saúde Municípal de Sumè
Paraíba
Práticas
O Matriciamento Como Modelo de Atenção À Saúde no Fortalecimento da Saúde Mental.
Paraíba
Práticas
Trajetória de Implantação da Residência em Medicina de Família e Comunidade, Município de Pequeno Porte no Interior de Sc: Benedito Novo Cenário de Prática Ensino-Serviço no SUS.
Santa Catarina
Práticas
Relato de Experiência, Vivenciado pela Supervisão da Regional Norte 1 do Programa Médico de Família (Pmf) da Cidade de Niterói, Durante a Pandemia Covid 19.
Rio de Janeiro
Práticas
Atuação do Enfermeiro na Coleta de Swab para Diagnóstico de Sars-Cov-2 na Área Rural de Umbuzeiro-Pb
Tocantins
Práticas
Centralização da Sala de Vacina no Município de Tapurah – Mt
Mato Grosso