O Pronto Atendimento Infantil Vagalume foi inaugurado em 03/2023 no município de Mogi das Cruzes. Numa proposta inovadora no território, a equipe multiprofissional foi constituída também por profissionais de Atenção Psicossocial (Psicólogos e Assistente Social), com o objetivo de ampliar o cuidado integral, humanizado e acolhedor aos pacientes pediátricos junto aos seus familiares e acompanhantes. A proposta desse projeto foi proporcionar atendimento técnico e humanizado aos pacientes e familiares usuários do serviço do PA infantil Vagalume, fortalecimento da interação da equipe multiprofissional, viabilização de uma comunicação eficiente entre equipe de enfermagem e multiprofissional, colaborando com intervenções assertivas e pertinentes ao caso atendido e melhor atendimento ao usuário.
De acordo com Costa, Enders e Menezes (2008) apud Cardoso e Hennington (2011), entende-se como equipe multiprofissional um trabalho que promove interação entre profissionais de diversas áreas de conhecimento, de forma a atuar no processo saúde doença e, assim poder colaborar com uma organização mais eficaz e resolutiva da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento da equipe psicossocial começou na ocasião da inauguração do equipamento, sendo composta apenas com 2 Psicólogas; com a mudança de gestão em março de 2024 a Assistente Social passou a integrar a equipe e juntas, com o apoio dos gestores, foi iniciado o fortalecimento das ações de cuidado envolvendo toda equipe da Unidade com o objetivo de promover atendimento humanizado e acolhedor aos pacientes pediátricos junto aos seus familiares ou acompanhantes, além de alinhar os fluxos de atendimentos voltados a criança em situação de violência e encaminhamentos a rede socioassistencial.
Foram propostas reuniões mensais com equipe abordando assuntos pertinentes a Unidade como discussão de casos, atribuição de cada profissional, reuniões com gestores e equipe psicossocial, acompanhamento da equipe psicossocial dos casos suspeitos de violência, maus tratos, negligência junto com equipe multiprofissional, com o objetivo da garantia de direitos da criança e do atendimento humanizado, bem como a oferta de treinamento com a equipe para o atendimento dos casos de suspeita de violência e treinamento com a equipe com foco para o autocuidado dos profissionais de saúde.
Esse projeto foi pioneiro na unidade de PA Infantil Vagalume, pois não havia antes a equipe psicossocial; com a formação dessa equipe, nesse contexto de adaptação a um serviço recém inaugurado onde os processos de trabalho ainda não estavam bem definidos, observou-se recorrentes casos de evasão, de revitimização de crianças com suspeita de violência, desorganização implicando a qualificação da atuação à assistência à população associado ao baixo acionamento da equipe de atenção psicossocial para o acompanhamento dos casos. Diante dessa problemática, a partir de provocações da equipe de atenção psicossocial, iniciou-se a reflexão conjunta entre gestores os profissionais da equipe para a construção e implementação dos fluxos, sem perder de vista o atendimento humanizado ao usuário e família, realizando acolhimentos sem julgamentos, compreendendo o indivíduo de acordo com sua subjetividade e individualidade, respeitando sempre as diferenças. A proposta do trabalho em equipe tem como objetivo geral aprimorar comunicação entre profissionais de diversas categorias para fortalecer a atuação da equipe multiprofissional definindo fluxos e processos de trabalho para ofertar atendimento técnico e humanizado aos usuários do PA Infantil Vagalume.
Foram observados resultados significativos na oferta qualificada dos cuidados partir de mudanças na dinâmica da equipe; pode-se apontar melhora da comunicação assertiva entre os profissionais, foi possível perceber uma melhora na assistência segura nos desdobramentos de casos, a partir de diferentes olhares e percepções, cada um dentro da sua atribuição.
Foi perceptível significativa melhora na interação entre equipe, o que colabora para um atendimento técnico e humanizado aos usuários do serviço, além do acompanhamento dos casos e orientações aos usuários através de contato telefônico após a alta médica.
Observou-se, ainda, a possibilidade de oferta de cuidado qualificado voltados às crianças em situação de violência, onde equipe realiza escuta, acolhimento humanizado referente ao caso a partir do treinamento ofertado.
Os casos de evasão apresentaram significativa redução a partir da intervenção da equipe.
O trabalho em equipe multiprofissional mostrou ser eficaz no atendimento humanizado e observando-se resolução efetiva diante das necessidades apresentadas pelos usuários, redução dos encaminhamentos desnecessários para o Sistema de Garantia de Direito da criança (Conselho Tutelar) a partir da melhor compreensão dos casos atendidos e da atribuição desse equipamento.
O alinhamento da equipe multiprofissional, diante da melhora da comunicação e interação faz-se necessário, para que cada profissional seja ouvido e cada sugestão torne-se ferramenta de construção, com objetivo de contribuir no enfrentamento das demandas e no atendimento humanizado no PA Infantil.
O trabalho em equipe configura-se na troca de saberes entre profissionais de diferentes áreas de atuação, o que colabora com o atendimento técnico e humanizado, que configura na relação recíproca dos profissionais envolvidos e, assim colaborando na realização de intervenções técnicas e assertivas.
Portanto, o cuidado multiprofissional é uma proposta que vem sendo construída e aplicada na Unidade de PA Infantil Vagalume, viabilizando um atendimento ético, técnico e humanizado a todos os usuários do serviço, buscando estratégias junto com a equipe para garantir um cuidado especializado, atendendo as necessidades e garantindo direitos, segurança, bem como melhores resultados no atendimento.
Vagalume Saúde Infantil - Rua Manuel de Oliveira - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO