Olá,

Visitante

A Concretização do Controle Social Através de uma Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental no Município de Silva Jardim – Rj

Silva Jardim, município de pequeno porte localizado no interior do Rio de Janeiro, em parceria com o NUPPSAM (Núcleo de Pesquisa em Politicas Públicas de Saúde Mental) da UFRJ, criou uma associação como forma de buscar a garantia de direitos a saúde em um momento de retrocessos que o SUS vem passando, com isso destaca-se a importância do exercício de protagonismo e participação social de usuários e familiares da saúde mental. A RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e a gestão da Secretaria Municipal de Saúde municipal apoiam a criação de uma associação de usuários, familiares e amigos de saúde mental visando o fortalecimento do protagonismo destes de forma a buscar desenvolver nos dispositivos a garantia de acesso/acolhimento através de práticas baseadas nos princípios do SUS. Busca-se como estratégia de procedimento problematizar o assunto, trazendo à tona alguns dos obstáculos e críticas relativos à participação social. Pretende-se através da Associação colaborar para a democratização dos diferentes espaços de escuta da sociedade civil, tornando-os locais cada vez mais apropriados para discussões e reflexões sobre a construção de políticas e serviços de saúde, dos quais a população se apropria coletivamente, superando a simples obrigatoriedade burocrática da participação e contribuindo para a saúde e qualidade de vida.As variáveis consideram as ações da busca da construção da cidadania e formação de sujeitos coletivos como fundamentos para a conquista de espaços democráticos e de direitos sociais. No ambiente dos espaços institucionais de participação, destacam-se elementos necessários para consolidar e efetivar a participação popular, como a relação entre os atores e a comunicação para a socializar as informações e conhecimentos em saúde.

A experiência tem como principal finalidade resistir ao momento atual de tentativa de desmonte do SUS e de retrocessos nas politicas sociais, retomando através da criação de uma associação de usuários, familiares e amigos da saúde mental de Silva Jardim a democratização conquistada através da Lei 8080/90 e a lei 8142/90 visando a garantia do controle social na saúde.

Conclui-se que com a criação de uma associação participativa os espaços instituídos abram-se aos movimentos instituintes e cedam lugar às forças divergentes, às forças que pedem transformação: um outro lugar social.

Principal

Renata Almeida Martins

renata_martins21@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Avenida 08 de maio,534, Centro,

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro