Em 2022, foi apontada pelas equipes e serviços de referências da rede de Amparo (SP) a necessidade de atualização em sala de vacinas. O que era esperado, uma vez que o Programa Nacional de Imunização (PNI) está em constante mudança e o processo de introdução da vacina contra covid sofreu muitas adequações. Importante citar a queda da cobertura vacinal e o movimento antivacinas, que exacerbou durante a pandemia. Amparo enfrenta problemas com a cobertura vacinal e precisou enfrentar o agravamento deste indicador. Percebeu-se também a dependência das equipes da APS para com a VE para tomadas de decisão em relação a casos não rotineiros de vacinação. Optou-se, portanto para a atualização dos fluxos e rotinas da sala de vacinas e rede de frios, com aprimoramento dos protocolos básicos do PNI, e foi proposto uma capacitação destinadas as equipes da rede.
O município enfrenta dificuldades em alcançar a meta de cobertura vacinal, e aponta como fatores relevantes o movimento antivacinas, a pandemia que afastou os usuários dos serviços de saúde para atendimentos de prevenção e promoção a saúde, falhas e dificuldades das equipes de enfermagem na atuação em sala de vacinas, alta rotatividade de profissionais nas equipes, alterações constantes no calendário vacinal, dificuldades com a informatização do sistema.
As discussões de estratégias para melhorar a cobertura envolveram as equipes da APS e da vigilância epidemiológica. Foram desenvolvidas ações de intersetoriais e de Educação Permanente , com o objetivo de mobilização da rede, readequação do processo de trabalho, ampliação do acesso, e sobretudo capacitação das equipes de enfermagem para sala de vacinas . Como estratégia de sensibilização das equipes uma grande capacitação sobre sala de vacinas para a equipe de enfermagem da rede municipal, contemplando todos os seguimentos desde a Atenção Primaria, serviço especializado e rede hospitalar. Pensando em sensibilização dos usuários contamos com apoio do serviço de comunicação municipal, rádios locais e Secretaria da Educação para ações educativas nos meios de comunicação e nas escolas através do Programa de Saúde na Escola e auxílio na comunicação com os pais.
Foi a primeira atividade coletiva das equipes de enfermagem da Rede do período pós pandemia. Foi visível e contagiante a receptividade, alegria e motivação que os participantes e organizadores demonstravam. A capacitação foi muito bem aceita e proveitosa para os profissionais, que participaram de forma receptiva e proativa. O intuito de integrar a rede foi alcançado e a motivação e a responsabilização dos profissionais participantes foi visível nas discussões e atividades dinâmicas. As ações intersetorial sempre fortalecem os serviços, integram a rede de apoio das famílias e fortalece as equipes. De forma geral, estas ações fortaleceram a Rede de Saúde, trouxe impacto positivo nos indicadores, aumentarão a autonomia das equipes locais das salas de vacina e o vínculo da rede de educação, comunicação e saúde.
Amparo, SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO