Tem o objetivo de promover a saúde por meio de terapia e artesanato. O grupo foi iniciado com a realização de uma roda de conversa acompanhada pela psicóloga do Nasf e a enfermeira, após a atividade terapêutica foi incluído o trabalho de artesanato, destinado a pessoas da comunidade que possuem interesse em comum, desenvolvendo atividades que estimulam a convivência e a criação, com o foco na promoção e prevenção à saúde, a partir da participação e do protagonismo de cada sujeito, proporcionando a troca de experiências, vivências e sentimentos. Tendo em vista o alto grau de benefícios gerados por esta atividade de artesanato e da terapia a interação do grupo e da comunidade. Há relatos frequentes de benefícios após o início das atividades, desde a criação de laços afetivos através do convívio social até a diminuição de sintomas depressivos e ansiosos.

Melhora da auto estima e autonomia dos usuários para melhor qualidade de vida. Ampliação do convívio social entre os participantes troca de experiências através das rodas de conversa e artesanato interação e qualidade de vida dos participantes. Grupo aberto, heterogêneo, encontros quinzenais com duração de 3 horas sendo a cada 15 dias um para terapia mental e a outra terapia de artesanato, iniciado em outubro de 2018 o grupo de terapia e em Janeiro de 2019 o artesanato. Tem o objetivo de promover a saúde por meio de terapia e artesanato. Os usuários têm participado de forma eletiva aos encontros quinzenais. Constantemente expressam satisfação, desejo de continuidade e o sentimento de crescimento pessoal e pertencimento ao grupo.

Há relatos frequentes de benefícios após o início das atividades, desde a criação de laços afetivos através do convívio social até a diminuição de sintomas depressivos e ansiosos. Tendo em vista o exposto, pode-se inferir que este trabalho tem melhorado a qualidade de vida dos participantes. Melhora da auto estima e autonomia dos usuários para melhor qualidade de vida. Ampliação do convívio social entre os participantes troca de experiências através das rodas de conversa e artesanato interação e qualidade de vida dos participantes.

Principal

Tanite Azevedo Rabello

tanite@yahoo.com.br

Coautores

Elizabete De Oliveira Lima

A prática foi aplicada em

Santa Fé de Minas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Vereador José Machado, 231, Santa Fé de Minas - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Joaquim Cândido Alves Moreira Junior

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

27 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas