- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
As etapas foram: levantamento preliminar, planejamento, análise do negócio, projeto, construção, testes, homologação e implantação. O conjunto de indicadores foi definido de acordo com premissas do modelo balanced scorecard (BSC), técnica que visa a integração e balanceamento dos principais indicadores de desempenho existentes na organização (financeiros, administrativos, processos internos, qualidade de indicadores). Assim, traduziu-se a missão e a estratégia em objetivos e medidas tangíveis para as centrais de regulação, oferecendo uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele, indo ao encontro do planejamento anual da Secretaria de Saúde e de metas de governo estabelecidas pela prefeitura. Na fase de levantamento preliminar do projeto de BI, foram feitas reuniões para construção coletiva com os gestores para identificar as áreas e informações de interesse. Os protótipos das telas e relatórios especificados e validados tornaram possíveis o projeto de BI secretário de saúde.
O desenvolvimento teve início em 2012, com a informatização da regulação das internações e proveniência de informações de outros sistemas de informações, como dos hospitais da rede de saúde do município, do Datasus, IBGE entre outros. Viu-se a necessidade de revisar dados, fontes, metas e referenciais comparativos e mesmo novos design de telas.
Aprendizados e dificuldades: o processo de modelagem, desenvolvimento e homologação de um ambiente de data warehouse, na obtenção dos dados utilizando como base as informações da Secretaria de Saúde inovou no seu processo de avaliação e monitoramento. Maior aprendizado foi a disponibilidade das informações integradas e dentro de uma visão sistêmica da SMS. Dificuldades residem na análise técnica das informações. Perspectivas futuras ou desdobramentos do trabalho. O desafio é a valorização da informação de modo a mobilizar os trabalhadores em torno dos dados objetivos, das informações que são fruto do processo de trabalho, permitindo a reflexão sobre o cotidiano das unidades de saúde e seus principais resultados, potencializados no aumento da comunicação que a informação proporciona. Para a gestão, a perspectiva é que o BI traga à Secretaria de Saúde a maturidade de uma gestão baseada em evidências, onde das informações sujam ações que orientem a renovação dos processos de saúde, propiciando aprendizados e resultados mais efetivos à população.
Rua Doutor Barcelos, 1600 - Centro, Canoas - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO