Olá,

Visitante

“Relato Experiência da Implantação do Modelo de Gestão Municipal de Casos, Integrando Grupos Prioritários e Condições Crônicas”.

ObjetivoEstabelecer um modelo de gestão municipal de casos articulada entre unidades e secretaria de saúde para grupos prioritários e condições crônicas, unificando e padronizando as informações aplicando conceitos de territorialização e de gestão de caso.MetodologiaA metodologia foi dividida em 6 grupos: análise dos instrumentos existentes de gestão de caso, confecção de planilhas modelos, implementação de cálculos e automação, treinamento inicial, alimentação das planilhas, análise de resultados. O conceito base é a territorialização onde a unidade conhecendo o seu território faz a gestão de caso dos seus pacientes conforme descrito na linha guia, ao preencher as planilhas são geradas automaticamente informações sobre data da próxima consulta e agenda mensal, encaminhamentos. Utilizando a ferramenta Google Drive. O modelo é em cascata, onde as planilhas das unidades alimentam uma geral do município que por sua vez alimenta as planilhas que são enviadas à regional ou na tomada de decisão municipal.

Devido ao processo de monitoramento e avaliação do programa de qualificação da atenção primária à saúde houve a necessidade da criação de Modelo de gestão de caso municipal por meio de um sistema articulado de planilhas automatizadas de gestão de caso dos grupos prioritários: Gestante, Puérpera, Puericultura e de Condições Crônicas: Hipertenso, Diabético e Idoso. Utilizando conceitos de territorialização e de gestão de caso segundo as linhas guias que foram incorporados através de algoritmos que permeiam todos os cálculos. As planilhas são preenchidas de forma on-line pelas unidades de saúde de referência na ferramenta Google Drive, que são condensadas em uma geral do município de modo automático, gerando indicadores em tempo real. Cada planilha contempla o acompanhamento de pacientes encaminhados para o consórcio metropolitano e serviços de referência que atendem risco intermediário e alto risco, estabelecendo bases para aprazamentos de consulta e criação de agendas.

O modelo de gestão municipal de caso é eficiente e de custo zero, podendo ser implantado até em regiões onde há dificuldades técnicas para acesso a internet, uma vez que essas planilhas podem ser preenchidas em modo off-line e sendo posteriormente exportadas para versão on-line. O modelo é essencialmente baseado no conhecimento por parte das unidades dos seus territórios e da responsabilidade e comprometimento dos servidores no preenchimento correto das informações.

Principal

Claudio Eduardo Grohmert de Macedo

A prática foi aplicada em

Paraná

Sul

Instituição

Pinhais

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 fev 2016

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Elaboração do Diagnóstico Situacional para o Planejamento Regional Integrado na Região do Médio Paraíba
Rio de Janeiro
Práticas
Descentralização do Teste Rápido e do Aconselhamento de Hiv, Sífilis e Hepatites para a Rede Básica de Atenção À Saúde de Campos dos Goytacazes /Rj
Bahia
Práticas
Instrumentos de Gestão: Inovações no Monitoramento e Execução da Programação Anual de Saúde em Macaé – Rj
Práticas
Integração dos Órgãos da Administração Como Fator Preponderante na Prevenção da Judicialização na Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Estratégia de Gestão: uma Abordagem Prioritária Numa Unidade da Fundação Municipal de Saúde (Fms)/Niterói
Rio de Janeiro
Práticas
Relato de Experiência: Desenvolvimento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no Município de Vassouras- Rj.
Rio de Janeiro
Práticas
Os Desafios da Desinstitucionalização Frente a Herança da Cultura Manicomial.
Rio de Janeiro
Práticas
Criação de Protocolos Clínicos para Consultas Especializadas e Exames Diagnósticos e Terapêuticos em Nível Ambulatorial
Rio de Janeiro
Práticas
Ações para Detecção Precoce do Câncer Bucal: Fator Decisivo para o Prognóstico do Paciente – Relato de Experiência no Município de São Pedro da Aldeia
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Município de Rio Claro: Um Relato de Experiência.
Rio de Janeiro