Vozes da Saúde: cinco novas experiências inspiradoras mostram como o SUS transforma realidades de Norte a Sul do país

Com os novos episódios, a série da IdeiaSUS Fiocruz chega a 154 relatos que evidenciam o compromisso com o cuidado, a inclusão e a inovação em saúde

Ana Karolina

A série Vozes da Saúde, produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz em parceria com a VideoSaúde Fiocruz, e com apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da fundação, traz cinco novos episódios e alcança a marca de 154 relatos audiovisuais sobre um Sistema Único de Saúde (SUS) diverso, potente e presente na vida de milhões de brasileiros. Com vídeos curtos e cheios de significado, a série dá visibilidade às vozes de quem faz o SUS acontecer todos os dias, revelando experiências marcadas pela criatividade, cooperação e compromisso com o bem comum.

Em Porteirinha (MG), o episódio “Criação do serviço Reabilitar para o atendimento a pacientes com deficiência intelectual e autismo” apresenta a iniciativa liderada pelo secretário de saúde Fábio Leoneto Cunha. Criado em 2023, o serviço funciona na Unidade Básica de Saúde Vila Serranópolis e já atende 205 crianças, com atuação integrada de fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, enfermeiros e um psiquiatra infantil. O projeto nasceu da necessidade de responder ao aumento da demanda por atendimentos especializados no período pós-pandemia da Covid-19.

No episódio “O SUS acontece onde a união prospera”, a gestora Andreia Fabiana dos Reis, do Programa de Cirurgias de Paranaíta (MT), destaca o trabalho conjunto de seis municípios que compartilham o centro cirúrgico local. O modelo de cofinanciamento mantém a fila de cirurgias eletivas zerada, demonstrando que a cooperação regional é um dos pilares para o fortalecimento do sistema público de saúde.

Em Poção (PE), o fisioterapeuta Elton Guedes de Brito apresenta o “Programa Mães e Filhos: ação intersetorial no acolhimento e reabilitação da pessoa com deficiência”. A iniciativa, idealizada por Elton e conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as áreas de Educação e Assistência Social, promove acolhimento, inclusão e humanização no cuidado com pessoas com deficiência (PCDs). O programa envolve equipes multiprofissionais e o grupo TEAbraçar, e ainda oferece às mães oficinas de empoderamento feminino, empreendedorismo, educação financeira e terapias integrativas.

No Amazonas, o episódio “Atendimento domiciliar em meio às enchentes” mostra a força e a resiliência da equipe de saúde de Boca do Acre, liderada pela médica Anna Beatriz Chagas. Diante das cheias dos rios Acre e Purus, que chegam a inundar 80% das unidades de saúde locais, profissionais utilizam canoas e voadeiras para garantir o atendimento à população, levando cuidados, medicamentos e esperança até as famílias ilhadas.

Encerrando o lançamento, o episódio “Proteja: construindo um futuro mais saudável para as crianças”, com a fisioterapeuta Franciele Gonçalves, de Porto Vitória (PR), reforça a importância de ações intersetoriais para a promoção da saúde infantil. A proposta envolve escolas, famílias e profissionais de saúde em atividades de alimentação saudável, vacinação, prática esportiva e combate à obesidade infantil.

As cinco experiências retratadas nos novos episódios foram contempladas com o Prêmio IdeiaSUS Fiocruz é SUS, durante a 19ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em 2024. Com histórias reais e inspiradoras, Vozes da Saúde reafirma o compromisso da Fiocruz e da IdeiaSUS em valorizar o conhecimento que nasce nos territórios e fortalecer o SUS como política pública essencial para a vida e a dignidade de todos. Os 154 episódios estão disponíveis no canal da IdeiaSUS no Youtube.

Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io