Olá,

Visitante

Vigilância, controle e prevenção da tuberculose é tema de novo episódio de Vozes da Saúde

Leitura: 2 minutos

Em novo episódio da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, intitulado Descentralização da vigilância, controle e prevenção da tuberculose, a enfermeira e especialista em Vigilância Sanitária Vivian Augusto fala sobre o trabalho desenvolvido no município de Cabo Frio, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. O SUS municipal conta com 27 unidades de Saúde da Família, das quais 36 equipes já foram capacitadas para as ações de controle e prevenção da tuberculose, doença responsável por mais de um milhão de óbitos anuais no país. No Brasil, são notificados, aproximadamente, 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Somente o estado do Rio de Janeiro tem a terceira maior taxa de incidência do país, tendo registrado 68,6 casos a cada cem mil habitantes em 2022.

O projeto de Cabo Frio vem, dessa forma, ao encontro das metas do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, construído com a participação de gestores estaduais e municipais, academia e sociedade civil.  A pasta busca alcançar uma redução de 90% do coeficiente de incidência da doença e uma redução de 95% no número de mortes pela tuberculose no país até 2035, quando comparados aos dados de 2015. Ou seja, a meta é reduzir o coeficiente de incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e reduzir o número de óbitos pela doença para menos de 230 ao ano, até 2035.

Retratos do SUS

Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS é um ponto de memória de práticas que refletem um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas, espalhadas pelo Brasil. Criada pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Fiocruz, a série traz depoimentos de diferentes atores e profissionais do SUS, refletindo lutas, desafios, criatividade, compromissos, medos e alegrias. Constitui-se como um potente painel de personagens do SUS.  Atualmente, conta com 65 relatos em vídeo, acessíveis no canal da IdeiaSUS no Youtube, indo em direção a um total de 72 episódios.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também