Vacinas salvam vidas: IdeiaSUS reúne exitosas experiências do SUS que se destacaram por suas estratégias de ampliação da cobertura vacinal

Aplicação da vacina para a Covid-19 na Fiocruz Foto: Raquel Portugal/Acervo Fiocruz Imagens

Nos últimos dois anos, o Brasil avançou significativamente na cobertura vacinal da população, especialmente das crianças, registrando aumento expressivo no número de municípios acima da meta de 95% de imunização para vacinas essenciais do calendário infantil. É o caso da vacina tríplice viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. A meta para segunda dose desse imunizante, segundo a pasta da Saúde, foi alcançada em 2.408 municípios brasileiros, o que representou um aumento de mais de 180% quando comparado com os 855 municípios em 2022. A cobertura da primeira dose de tríplice viral foi também registrada em mais regiões: 3.870 cidades em 2024, frente às 2.485 de 2022, ou seja, 55,7% de crescimento. Os dados são do Ministério da Saúde (MS). A pasta destaca, também, que, em 2024, 15 das 16 vacinas recomendadas para o público infantil registraram aumento.

Apesar dos avanços e das várias campanhas, alguns poucos imunizantes não atingiram a meta de 90% de cobertura. É o caso da vacina da gripe, cuja cobertura vacinal até a primeira semana de junho entre os grupos prioritários, que inclui crianças pequenas, idosos e gestantes, está na media de 35%, segundo o MS. O quadro contribui para o recrudescimento da influenza A, que já se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos por SRAG entre as crianças. De acordo com o boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no dia 5 de junho, 15 estados e o Distrito Federal estão em situação de alerta, risco ou alto risco para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o documento, os altos níveis registrados estão relacionados ao crescimento de hospitalizações por influenza A.

Por este motivo, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz selecionou 145 exitosas práticas do SUS sobre estratégias de ampliação da cobertura vacinal das quais diferentes municípios brasileiros lançaram mão com eficiência e eficácia. Esta seleção celebra, também, o Dia da Imunização, comemorado em 9 de junho, promovendo a conscientização sobre a importância das vacinas para a saúde e prevenção de doenças.

Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)

Foto: Raquel Portugal/Acervo Fiocruz Imagens

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

agar.io