Prática publicada na IdeiaSUS comprova eficácia da auriculoterapia na redução das dores crônicas entre mulheres com mais de 50 anos

Leitura: < 1 minuto

Auriculoterapia para dor crônica em mulheres acima de 50 anos dá nome ao estudo de caso que faz parte do banco de práticas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. A prática, desenvolvido por uma unidade de atenção primária à saúde de Assis, em São Paulo, tem como foco a dor crônica, problema que afeta de 30% a 40% da população adulta, especialmente mulheres acima de 50 anos.

O estudo evidencia que, diante dos números das dores crônicas, a atenção primária à saúde assume função estratégica ao oferecer tratamentos convencionais em conjunto com as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), com destaque para a auriculoterapia. A pesquisa mostra que, além da redução das dores crônicas, diminui-se significativamente o uso de analgésicos. A auriculoterapia ajuda, segundo a literatura científica, a reduzir a dor crônica, melhorando a qualidade de vida, a mobilidade e o bem-estar emocional.

Acesse a íntegra da prática publicada na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.

Foto: Acervo da prática da Auricoloterapia

Anna Luyza Albuquerque (estágio supervisionado)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também