O cuidado compartilhado entre atenção primária e secundária à saúde de pessoas vivendo com HIV/aids no SUS de Macapá

Leitura: < 1 minuto

A seção Prática do Dia destaca Implementação da linha de cuidado integral à saúde da pessoa vivendo com HIV em Macapá, trabalho publicado na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.  O projeto está centrado na intersetorialidade, ressaltando a importância do cuidado conjunto da pessoa vivendo com HIV entre a Atenção Primária (APS) e a Atenção Secundária à Saúde.

O serviço, que funciona em uma unidade básica de saúde (UBS), com a participação de alunos estagiários do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap), é composto por acolhimento, aconselhamento, consultas de enfermagem, psicológica e médica, atendimento farmacêutico e coleta laboratorial de exames para controle da carga viral.

Ele funciona, atualmente, por meio de demanda espontânea, em dois turnos (manhã e tarde), e as coletas de exames são realizadas uma vez na semana. Iniciada em 2021, a linha de cuidado à pessoa vivendo com HIV começou com cerca de cem cadastrados e, hoje em dia, atende 258 pessoas por ano.

Para conhecer na íntegra o projeto clique aqui

Foto: José Cruz/Acervo: Agência Brasil

Por: Anna Luyza Albuquerque (estágio supervisionado)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também