A cidade de Belo Horizonte foi palco no dia de ontem (17/6) de uma das cerimônias mais esperadas do 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems): a premiação da 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. Esta foi a edição com o maior número de experiências na história do evento, que completou 20 anos: mais de sete mil inscrições de todo país, incluindo as mostras dos conselhos municipais de saúde (Cosems) e o envolvimento de 1.625 municípios; e 790 experiências apresentadas, das quais mais de 70 foram premiadas. Entre as premiações, destaque para a parceria com a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, que concedeu a cinco experiências com maior pontuação, sendo uma de cada região do país, o prêmio Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia.
A premiação (confira abaixo os contemplados), que já está em sua 4ª edição, consiste no acompanhamento das experiências pela equipe da curadoria em saúde da IdeiaSUS, ao longo de 12 meses, resultando na produção de um livro e um vídeo sobre os trabalhos, além da entrega de troféus e certificados. “O prêmio da Fiocruz na Mostra do Conasems e em mostras estaduais contribui para a consolidação de uma cooperação da instituição com o Conasems e o Conass [Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde], estabelecida há 12 anos”, destacou o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Valcler Rangel, que esteve durante anos à frente da coordenação da IdeiaSUS. Em sua avaliação, a IdeiaSUS, especialmente sua curadoria, contribui com a produção de conhecimento e a busca de soluções geradas na base do SUS, ou seja, nos territórios de cada município brasileiro. “Com isso, aprendemos juntos com secretarias de saúde, ministério, trabalhadores e cientistas, num trabalho de colaboração para o aperfeiçoamento dessa grande política pública que é o SUS”, complementou.
Os trabalhos premiados foram: Prevenção e cuidado: implantação do serviço de telerretinografia para usuários diabéticos, de Betim (MG), representando a região Sudeste; Horário diferenciado nas UBS: impacto na saúde masculina no município de Parauapebas (PA), representando a região Norte; Agenda Trans: equidade e humanização no acesso aos serviços de saúde na Atenção Primária, de Tibau do Sul (RN), representando o Nordeste; Memórias que curam: o impacto das interações sociais na saúde mental dos idosos, de Anicuns (GO), representando o Centro-Oeste; e Saudável chef hiperdia: desenvolvendo habilidades culinárias e promovendo a alimentação saudável, da cidade de Painel (SC), representando o Sul.
Lançamento editorial
Durante a cerimônia, a IdeiaSUS lançou sua mais nova publicação. O livro Fiocruz é SUS: cuidados, humanização e inovações pelo Brasil, disponível para download aqui, no site da IdeiaSUS, está centrado nas cinco experiências que foram premiadas na edição do ano passado da Mostra Brasil, aqui tem SUS, lançando luz para o papel fundamental do sistema de saúde público brasileiro e dos municípios no cotidiano das pessoas. “Este livro representa uma contribuição da Fiocruz e do Conasems na qualificação dos debates envolvendo o SUS”, escrevem no prefácio Wagner Oliveira, coordenador da IdeiaSUS, Valber Frutuoso e Valcler Rangel, assessor e vice-presidente da VPAAPS/Fiocruz, respectivamente, e o presidente do Conasems, Hisham Hamida. Eles acrescentam: “[o livro] chega num momento em que as discussões sobre o papel da saúde coletiva, da saúde global e dos sistemas públicos de saúde são cada vez mais estruturantes para ampliação do debate qualificado sobre a saúde que as pessoas, os territórios e municípios e o mundo precisam”.
A primeira experiência trata de uma rede de assistência e cuidados no período de gestação e do parto nascida dos esforços de muitos profissionais no município de Rurópolis, no interior do Pará, refletindo a complexidade do que é o SUS da região amazônica. A segunda prática retrata um trabalho atento aos melhores cuidados a pacientes de saúde mental, atenção psicossocial e da hanseníase em Viamão, no Rio Grande do Sul, que resultou na desinstitucionalização do Hospital Colônia Itapuã.
A publicação destaca, na sequência, um sistema de alerta e prevenção de atos de violência contra crianças e jovens, desenhado por agentes públicos numa perspectiva intersetorial do SUS de Ribeirão Preto, em São Paulo. Em seguida, apresenta um planejamento orientativo sobre protocolo de adesão à Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, criado em conjunto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Juara, Mato Grosso. Por fim, retrata uma prática de incorporação de processo de preventivo humanizado atento ao cotidiano e às necessidades das mulheres de Turilândia, no Maranhão.
Outras premiações do congresso
Os primeiros premiados na 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS foram os vencedores dos webdocs Brasil, aqui tem SUS da 19ª edição do evento, uma vez que a entrega dos prêmios não pode ser realizada na ocasião, pelo fato de ter sido organizado virtualmente. Na sequência, foi entregue a três experiências o prêmio Saúde e Primeira Infância: atenção e cuidado às gestantes e crianças na primeira infância, em sua primeira edição, realizado em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Outros três premiados receberam o prêmio Atenção Primária Forte: caminhos para a saúde universal, fruto da parceria do Conasems com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que está em sua sexta edição.
Outras 30 experiências foram premiadas pelo Conasems em duas modalidades. A primeira envolveu as equipes de trabalhadores e da gestão. A segunda, o reconhecimento do trabalho das equipes dos Cosems, com cinco premiações. Os trabalhos de maior destaque por estado, ao todo 26, foram reconhecidos pela instituição promotora com a produção de documentários, que fazem parte da série webdocs Brasil, aqui tem SUS.
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz), com informações do site do Conasems