Menos Dengue, mais vida: o sucesso do Projeto Wolbachia em Niterói é foco do novo episódio de Vozes da Saúde

Em novo episódio da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, o sanitarista Raphael Borges, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, fala sobre a implantação do Projeto Wolbachia no município. Trata-se de uma iniciativa internacional inovadora no combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

O projeto, iniciado em 2015, no bairro de Jurujuba, é fruto de uma construção coletiva que envolveu ativamente a população e o controle social, fortalecendo a participação cidadã nas ações de saúde pública. Como relata Borges no vídeo, graças ao envolvimento da comunidade e à colaboração entre ciência e participação social, os resultados têm sido expressivos, com queda considerável nos casos de dengue, zika e chikungunya na cidade.

A proposta do Wolbachia consiste em utilizar uma bactéria naturalmente presente em mais de 50% dos insetos, chamada Wolbachia, para infectar os mosquitos Aedes aegypti. Esses mosquitos, ao serem soltos no território, passam a transmitir a bactéria para as futuras gerações, reduzindo significativamente a capacidade de transmissão dos vírus causadores das arboviroses.

Assista ao episódio abaixo:

 

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

agar.io