Olá,

Visitante

Lançamentos de Vozes da Saúde: um laboratório de Libras na Estratégia Saúde da Família e a capacitação de agentes de saúde no controle da dengue

Dois novos episódios da série da IdeiaSUS Fiocruz refletem um sistema público de saúde potente e presente na vida de milhões de pessoas

Leitura: 2 minutos

Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Fiocruz, caminha para 72 episódios sobre a capilaridade, a diversidade e a potência do Sistema Único de Saúde (SUS). Dois novos vídeos se destacam no momento. O primeiro diz respeito à implantação de um Laboratório de Língua Brasileira de Sinais (Libra), vinculado à Estratégia Saúde da Família de São Pedro da Aldeia, município da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

Neste vídeo, disponível no canal da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz no Youtube (assista aqui), Thalisia Santos, da Direção do Núcleo de Educação Permanente em Saúde de São Pedro da Aldeia (RJ), revela como o projeto, iniciado em 2022, se desenvolveu na cidade. A boa nova fica por conta de um intérprete de Libras que vem formando profissionais de saúde das unidades de atenção primária à saúde e as comunidades usuárias do SUS. O objetivo é ser um SUS acessível de fato a todos e todas.

Imagem: IdeiaSUS Fiocruz

No segundo novo vídeo da série, o tema é a integralidade do cuidado no controle das arboviroses, especialmente da dengue, atual foco de gestores de saúde de diversos municípios e estados brasileiros, por meio da capacitação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O episódio traz o relato de Rodolpho Paraguai, do Ministério da Saúde, cedido à coordenação da Vigilância Ambiental do SUS de Araruama, também na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Ele fala sobre o protagonismo dos agentes de saúde no combate ao Aedes aegypti e no controle do avanço da dengue no município. Para assistir a este episódio, no canal da IdeiaSUS no Youtube, clique aqui.

Retratos do SUS

Vozes da Saúde é um ponto de memória de práticas que refletem um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas, espalhadas pelo Brasil. Trata-se de vários retratos de lutas, desafios, criatividade, compromisso, avanços, medos e alegrias de trabalhadores e trabalhadoras do SUS e da sociedade civil organizada.

Atualmente, conta com 62 relatos em vídeo, acessíveis no Youtube, indo em direção a um total de 72 episódios, que serão lançados ao longo do mês de fevereiro e março deste ano. A série tem o apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fundação.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também