Horta Viva: projeto criado na Favela do Jacarezinho promove saúde, educação e cuidado agroecológico

Leitura: < 1 minuto

A seção Prática do Dia destaca a prática Horta Viva Jacarezinho: agroecologia e cuidado em saúde na APS, criada em 2016 pela Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira, situada na Favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. O trabalho envolve trabalhadores, estudantes e usuários da unidade de saúde, promovendo saúde, educação e cuidado agroecológico.

É uma fonte de alimentos frescos e saudáveis e, também, um símbolo de renovação, esperança resistência e promoção de saúde. A jornada de resistência desse espaço vivo e verde, dentro de uma unidade de saúde, passa pelo envolvimento da comunidade, principalmente na figura de Dona Gê, moradora e principal voluntária responsável pelo cuidado da horta, e de residentes de saúde. A horta afeta pacientes e trabalhadores de diferentes maneiras, promove o cuidado à saúde, com uma alimentação e nutrição saudáveis, e valoriza o território e os saberes populares.

No local, há sete canteiros, com diferentes espécies de vegetais, legumes, árvores frutíferas e ervas medicinais, cultivados sem uso de venenos. E o propósito é ampliar ainda mais a horta na comunidade, em vários outros pontos, avançando para uma gestão agroecológica completa, com manejo de pragas e cultivo agroflorestal, valorizando espécies da mata atlântica e o uso de fitoterápicos pelos profissionais da unidade.

Acesse a íntegra da prática publicada na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.

Foto: Acervo da prática da Horta Viva

Anna Luyza Albuquerque (estágio supervisionado)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também