Fiocruz Brasília abre inscrições para especialização em Educação Popular em Saúde

O prazo para inscrição encerra em 21 de novembro

Leitura: 2 minutos

Novo curso de Especialização em Educação Popular em Saúde, ofertado pela Escola de Governo da unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília (DF), está com as inscrições abertas – que devem ser realizadas pela Plataforma Siga da Fiocruz, com envio digital da documentação – até as 23h59 do dia 21 de novembro (horário de Brasília).  

A formação acontecerá de forma presencial e haverá uma turma na Região Norte, duas na Região Nordeste, uma na Região Sul, uma na Região Centro-Oeste e outra na Região Sudeste. Cada turma, terá 40 pessoas educandas, totalizando 240 vagas. O edital também contempla ações afirmativas, com vagas reservadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência. 

Sob a coordenação do Núcleo de Educação Popular, Cuidado e Participação na Saúde (Angicos) da Fiocruz Brasília, em parceria com a Coordenação-Geral de Articulação Interfederativa e Participativa (CGAIP/DGIP/SE) do Ministério da Saúde, o curso tem como objetivos fortalecer o processo histórico de luta pelo direito à saúde e as forças populares que lutam por saúde e em defesa do SUS e ampliar o acesso à Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS a todos os brasileiros e brasileiras.  

Desse modo, pretende formar pessoas implicadas com a determinação social da saúde e com a qualidade de vida das populações, em nível de pós-graduação, ou seja, especialistas em Educação Popular em Saúde, a fim de fortalecer as práticas educativas, de sistematização e produção do conhecimento, a promoção da saúde e a participação popular. 

O curso de especialização está pautado no entendimento de que a Educação Popular em Saúde é um espaço de fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da qualidade do cuidado e das práticas educativas em saúde, por meio da formação e da mobilização de pessoas trabalhadoras da saúde, conselheiras e usuárias da saúde e das demais políticas sociais. 

Antes de efetuar a inscrição online e iniciar o processo seletivo, a pessoa deverá necessariamente conhecer todas as regras contidas na chamada pública e se certificar de, efetivamente, preencher todos os requisitos exigidos. Confira na íntegra o edital da Especialização em Educação Popular em Saúde. 

Do site da Fiocruz Brasília. 

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também