Campus Virtual da Fiocruz está com inscrições abertas para cursos sobre o SUS, controle social e emergências de saúde pública

As aulas são autoinstrucionais, gratuitas e on-line

Leitura: 2 minutos

O Campus Virtual Fiocruz está com inscrições abertas para cursos de saúde sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), controle social, emergências de saúde pública e visão integrada de saúde. Destinados a diferentes públicos, entre eles conselheiros de saúde, agentes comunitários, apoiadores técnicos, gestores públicos e estudantes, todos são autoinstrucionais, online e gratuitos. As ofertas da plataforma de educação em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em geral, são realizadas em parceria com diferentes instituições públicas de ensino e pesquisa, conselhos de saúde e unidades da Fiocruz. Confira abaixo a relação de cursos com inscrições abertas (para saber mais e realizar a inscrição, basta clicar sobre o título do curso).

Formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (ISC/UFMT). O curso, voltado para conselheiros, apoiadores técnicos e representantes dos conselhos, mas também aberto a todos os interessados na temática, está organizado em três módulos, com carga horária de 60 horas.

Introdução ao SUS é destinado a profissionais de saúde, gestores públicos, conselheiros de saúde, estudantes de pós-graduação e graduação na área da saúde, como também a outras pessoas interessadas em aprender sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O curso foi desenvolvido por diferentes unidades da Fiocruz (Ensp, EPSJV, CEE, Fiocruz Minas Gerais e IFF), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Rede Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, além de receber apoio do Ministério da Educação (MEC).

Emergências de saúde pública e sociedade civil, cujo objetivo é oferecer instrumentos para enfrentar emergências de saúde pública no contexto da sociedade civil, resulta da parceria  entre o Campus Virtual Fiocruz e a plataforma The Global Health Network (TGHN). O curso é composto por nove aulas, com carga horária total de 30 horas, voltado para representantes de movimentos sociais, como também aberto a todos interessados. A proposta é fornecer instrumentos a partir do conhecimento dialogado, garantindo o direito à saúde e à informação, além de promover trocas com movimentos sociais e ajudar na sua atuação como mediadores e produtores de conhecimento.

Introdução a Uma Só Saúde, por sua vez, foi um curso desenvolvido pelo Campus em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), com apoio do Ministério da Educação. A formação tem como objetivo fornecer uma visão integrada de como humanos, animais e meio ambiente estão conectados, além de apresentar conceitos, estudos e aplicações concretas dessa abordagem em diferentes áreas e lugares. Ele é composto por nove aulas, divididas em dois módulos, totalizando 30 horas.

Por: Anna Luyza Albuquerque (estágio supervisionado)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também