18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS: Conasems, IdeiaSUS e parceiros premiarão experiências de todo o país

Encontro é a expressão do reconhecimento de trabalhadores e gestores da saúde pelos esforços e contribuições para o fortalecimento do SUS

Leitura: 3 minutos
Foto: Conasems

Estar entre as 535 experiências que serão apresentadas durante a 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS é motivo de grande comemoração, considerando que foram selecionadas em um universo de mais de cinco mil experiências inscritas nas mostras estaduais dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Agora, imagine a emoção de ser escolhido entre os 73 trabalhos premiados durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, onde o evento acontece.

A Mostra Brasil, aqui tem SUS é assim, feita de múltiplos reconhecimentos. No evento deste ano, a ser realizado entre os dias 16 e 18 de julho, no Centro de Convenções, em Goiânia (GO), alguns trabalhadores e gestores da saúde receberão uma premiação pelo seu esforço por meio de cinco categorias, algumas delas envolvendo a presença de parceiros.

Na premiação geral, concedida pelo Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), 25 experiências da modalidade 1 e cinco da modalidade 2 serão premiadas com medalhas e certificados. O Conasems também irá premiar as melhores experiências em cada um dos estados da federação. Os 26 vencedores da modalidade 1 serão agraciados com a realização de um web documentário para a Série ‘Brasil, aqui tem SUS’.

Por meio de uma parceria entre o Conasems e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as cinco melhores experiências – por região do país – receberão o 2º Prêmio IdeiaSUS – Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia. As experiências escolhidas irão participar de um processo de curadoria em saúde, desenvolvido pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, e suas realizações serão registradas em livro e vídeo.

Outra parceira do Conasems é com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), por meio do prêmio “Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal”, que está em sua quarta edição. Três experiências da modalidade 1 serão contempladas com o prêmio, entre as quais dois autores do trabalho mais bem pontuado receberão uma viagem para conhecer uma experiência internacional de organização da rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária à Saúde (APS) ou para participar de evento de âmbito internacional, a ser indicado pela Opas/OMS. Por sua vez, as duas experiências na sequência da maior pontuação receberão certificados.

O terceiro parceiro é o Fundo de Populações das Nações Unidas, com o Prêmio “UNFPA Saúde Reprodutiva para tod@s: acelerando o compromisso”, que está na 2ª edição. Três experiências da modalidade 1, com foco no tema, serão premiadas. Além de receberem certificado de honra ao mérito, dois autores de cada uma dessas experiências serão contemplados com viagens de prospecção e estudos para conhecer a atuação das outras duas experiências premiadas na mesma categoria. O objetivo é promover um cruzamento entre as iniciativas, potencializando a troca de saberes.

Comprometimento

Além das cinco categorias, o Conasems premia os Cosems pela capacidade de mobilização dos municípios em torno da Mostra. Os Cosems que alcançarem o maior número de experiências premiadas, de acordo com o grupo ao qual pertencem (segundo a quantidade de municípios do estado), serão reconhecidos com um prêmio no valor de R$ 10.000,00 e o certificado.

A escolha das experiências premiadas é realizada por um grupo de cinco avaliadores, dos quais dois avaliam de forma on-line os trabalhos inscritos e três avaliam também as apresentações presenciais durante a Mostra. A média das cinco notas de avaliação gera uma nota final, a ser considerada para a premiação. Só podem receber mais de um prêmio as experiências que tiverem sido reconhecidas também pela UNFPA e Opas. O Distrito Federal concorre, exclusivamente, para a premiação geral.

A premiação traz entusiasmo e a convicção de estar no caminho certo, mas o fundamental é perceber, ao participar da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, o comprometimento dos gestores e profissionais com a manutenção e o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios brasileiros.

Quadro resumido

Prêmio Conasems – Premiação Geral: medalhas e certificados

Prêmio Conasems – Documentários: fará parte do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS” e receberá certificado de premiação pelo respectivo estado

2º Prêmio Conasems & FIOCRUZ – “Fiocruz é SUS: direito universal saúde, equidade e democracia”: curadoria em saúde IdeiaSUS, um livro sobre o processo de curadoria e um vídeo com as cinco experiências premiadas

4º Prêmio Conasems & OPAS – “Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal”: dois autores da experiência com maior pontuação receberão uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária ou para participar de evento de âmbito internacional, a ser indicado pela Opas/OMS. As duas experiências na sequência da maior pontuação receberão certificados

2º Prêmio Conasems & UNFPA – “UNFPA Saúde Reprodutiva para tod@s: Acelerando o compromisso”: as três experiências com maior pontuação serão contempladas com o Certificado de Honra ao Mérito para cada um dos autores. Dois autores de cada uma dessas experiências serão contemplados com viagens de prospecção e estudos para conhecer a atuação das outras duas experiências que receberam o Prêmio

Prêmio Cosems pela capacidade de “Sensibilização e Mobilização”: prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e um certificado de premiação

Com informações do site do Conasems.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também