A série Vozes da Saúde, produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz em parceria com a VideoSaúde Fiocruz, e com apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da fundação, traz cinco novos episódios e alcança a marca de 154 relatos audiovisuais sobre um Sistema Único de Saúde (SUS) diverso, potente e presente na vida de milhões de brasileiros. Com vídeos curtos e cheios de significado, a série dá visibilidade às vozes de quem faz o SUS acontecer todos os dias, revelando experiências marcadas pela criatividade, cooperação e compromisso com o bem comum.
Em Porteirinha (MG), o episódio “Criação do serviço Reabilitar para o atendimento a pacientes com deficiência intelectual e autismo” apresenta a iniciativa liderada pelo secretário de saúde Fábio Leoneto Cunha. Criado em 2023, o serviço funciona na Unidade Básica de Saúde Vila Serranópolis e já atende 205 crianças, com atuação integrada de fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, enfermeiros e um psiquiatra infantil. O projeto nasceu da necessidade de responder ao aumento da demanda por atendimentos especializados no período pós-pandemia da Covid-19.
No episódio “O SUS acontece onde a união prospera”, a gestora Andreia Fabiana dos Reis, do Programa de Cirurgias de Paranaíta (MT), destaca o trabalho conjunto de seis municípios que compartilham o centro cirúrgico local. O modelo de cofinanciamento mantém a fila de cirurgias eletivas zerada, demonstrando que a cooperação regional é um dos pilares para o fortalecimento do sistema público de saúde.
Em Poção (PE), o fisioterapeuta Elton Guedes de Brito apresenta o “Programa Mães e Filhos: ação intersetorial no acolhimento e reabilitação da pessoa com deficiência”. A iniciativa, idealizada por Elton e conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as áreas de Educação e Assistência Social, promove acolhimento, inclusão e humanização no cuidado com pessoas com deficiência (PCDs). O programa envolve equipes multiprofissionais e o grupo TEAbraçar, e ainda oferece às mães oficinas de empoderamento feminino, empreendedorismo, educação financeira e terapias integrativas.
No Amazonas, o episódio “Atendimento domiciliar em meio às enchentes” mostra a força e a resiliência da equipe de saúde de Boca do Acre, liderada pela médica Anna Beatriz Chagas. Diante das cheias dos rios Acre e Purus, que chegam a inundar 80% das unidades de saúde locais, profissionais utilizam canoas e voadeiras para garantir o atendimento à população, levando cuidados, medicamentos e esperança até as famílias ilhadas.
Encerrando o lançamento, o episódio “Proteja: construindo um futuro mais saudável para as crianças”, com a fisioterapeuta Franciele Gonçalves, de Porto Vitória (PR), reforça a importância de ações intersetoriais para a promoção da saúde infantil. A proposta envolve escolas, famílias e profissionais de saúde em atividades de alimentação saudável, vacinação, prática esportiva e combate à obesidade infantil.
As cinco experiências retratadas nos novos episódios foram contempladas com o Prêmio IdeiaSUS Fiocruz é SUS, durante a 19ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em 2024. Com histórias reais e inspiradoras, Vozes da Saúde reafirma o compromisso da Fiocruz e da IdeiaSUS em valorizar o conhecimento que nasce nos territórios e fortalecer o SUS como política pública essencial para a vida e a dignidade de todos. Os 154 episódios estão disponíveis no canal da IdeiaSUS no Youtube.
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)