As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) têm desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Uma disciplina eletiva de PIC foi incorporada ao currículo médico, oferecendo aos estudantes a oportunidade de explorar e vivenciar métodos terapêuticos inovadores. A reflexologia podal é uma prática integrativa e complementar que utiliza a massagem compressiva nos pés para estimular pontos reflexos, promovendo benefícios terapêuticos por meio da estimulação das terminações nervosas. Essa técnica auxilia no controle da dor, na redução do estresse e da ansiedade, e no alívio do cansaço físico e emocional. A experiência relatada refere-se à aplicação da reflexologia podal por estudantes de Medicina do 6º período da Universidade Estácio de Sá, Campus Città, durante a disciplina de Práticas Integrativas, realizada em junho de 2025. O objetivo da atividade foi promover relaxamento, bem-estar e reduzir estresse, ansiedade e dor entre os participantes. A metodologia consistiu em uma sessão prática realizada no laboratório de habilidades, com a participação de 32 estudantes. O instrutor iniciou a atividade com a explicação dos principais pontos reflexos dos pés relacionados a órgãos e queixas dos pacientes. A sessão começou com o mapeamento dos pés, seguido da aplicação de pressão nos pontos reflexos, estimulação nervosa e observação das respostas do corpo. Os estudantes trabalharam em duplas, realizaram uma breve anamnese com seus colegas e, em seguida, conduziram a pessoa até a maca para iniciar a sessão. Os níveis de dor foram registrados antes e depois da aplicação da técnica, com cada sessão durando em média 30 minutos por participante. Os materiais utilizados incluíram algodão, álcool 70% para higiene dos pés, creme hidratante, mapas reflexológicos dos pés e papel descartável para forrar as macas. A experiência mostrou-se enriquecedora e eficaz como prática complementar para a promoção do cuidado integral.
Durante a formação médica, observa-se com frequência o esgotamento emocional, impulsionado por diversos fatores estruturais e sociais. Os estudantes enfrentam cargas acadêmicas excessivas, pressão por desempenho e altas demandas internas e externas, o que contribui para o estresse crônico, ansiedade e fadiga. Entre os principais fatores estão: currículo intenso que combina aulas, práticas de laboratório, atendimentos clínicos e longos plantões; privação de sono normalizada nos ambientes médicos; hábitos alimentares irregulares, falta de tempo para lazer e autocuidado; além da pressão familiar e social por excelência contínua, que alimenta um ideal inalcançável de perfeição.
Ao final da sessão, os participantes relataram sensação de leveza, relaxamento, alívio e bem-estar. Muitos também relataram melhora de dores leves. A atividade evidenciou o valor das práticas integrativas no autocuidado e no manejo do estresse, ampliando a percepção dos estudantes sobre abordagens complementares em saúde.
A reflexologia podal deve ser mais amplamente divulgada e implementada nos serviços de saúde devido ao seu baixo custo e benefícios terapêuticos. Os praticantes de reflexologia defendem sua eficácia no apoio ao bem-estar geral e no tratamento de condições crônicas e do estresse. Sendo uma técnica não invasiva e bem aceita pelo público, sua inclusão em contextos de cuidado integral pode contribuir significativamente para a humanização da saúde. Nesse contexto, há uma necessidade urgente de implementar estratégias institucionais voltadas à saúde física e mental e de valorizar as práticas integrativas como ferramentas complementares de bem-estar. A reflexologia podal se apresenta como uma opção relevante, oferecendo aos estudantes a oportunidade de se reconectar com o próprio corpo, aliviar o estresse e promover o equilíbrio físico e emocional.
Integrative and Complementary Practices (ICPs) have played a fundamental role in promoting health and preventing diseases. An elective ICP course was incorporated into the medical curriculum, offering students the opportunity to explore and experience innovative therapeutic methods. Foot reflexology is an integrative and complementary practice that uses compressive foot massage to stimulate reflex points in the feet, promoting therapeutic benefits through the stimulation of nerve endings. This technique aids in pain control, stress and anxiety reduction, and alleviates physical and emotional exhaustion. The reported experience refers to the application of foot reflexology by 6th-semester medical students at Estácio de Sá University, Città Campus, during the Integrative Practices course held in June 2025. The goal of the activity was to promote relaxation, well-being, and reduce stress, anxiety, and pain among participants. The methodology consisted of a practical session conducted in the skills lab, with 32 students participating. The instructor began the activity with an explanation of key reflex points on the feet related to organs and patient complaints. The session began with foot mapping, followed by pressure application on reflex points, nerve stimulation, and observation of body responses. Students worked in pairs, performed a brief anamnesis with their colleagues, and then guided the person to a stretcher to begin the session. Pain levels were recorded before and after the technique was applied, with each session lasting an average of 30 minutes per participant. Materials used included cotton, 70% alcohol for foot hygiene, moisturizing cream, reflexology foot charts, and disposable paper sheets to cover the stretchers. The experience proved enriching and effective as a complementary practice for promoting holistic care.
During medical training, emotional burnout is commonly observed, driven by various structural and social factors. Students face overwhelming academic workloads, performance pressure, and high internal and external demands, contributing to chronic stress, anxiety, and fatigue. Major contributing factors include: an intense curriculum combining lectures, lab practices, clinical sessions, and long on-call shifts; normalized sleep deprivation in medical environments; irregular eating habits, lack of time for leisure and self-care and family and societal pressure for continuous excellence that fuels an unattainable ideal ofperfection.
At the end of the session, participants reported feelings of lightness, relaxation, relief, and well-being. Many also reported improvements in mild pain. The activity highlighted the value of integrative practices in self-care and stress management, broadening students' perception of complementary health care approaches.
Foot reflexology should be more widely promoted and implemented in health services due to its low cost and therapeutic benefits. Reflexology practitioners advocate its effectiveness in supporting general well-being and treating chronic conditions and stress. Being a non-invasive technique and well accepted by the public, its inclusion in holistic health care contexts can significantly contribute to humanized care.In this context, there is an urgent need to implement institutional strategies focused on physical and mental health and to value integrative practices as complementary tools for well-being. Foot reflexology presents itself as a relevant option, offering students an opportunity to reconnect with their own bodies, relieve stress, and promote physical and emotional balance.