“BLITZ DA MOCHILA ESCOLAR”: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CUIDADO POSTURAL E ATIVIDADE FÍSICA.

O projeto “BLITZ DA MOCHILA ESCOLAR” é uma atividade desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que teve o intuito de promover hábitos alimentares mais saudáveis, a prática de atividade física e o cuidado postural no cotidiano dos estudantes, haja vista que muitos alunos apresentavam sobrepeso e obesidade. Isso é reflexo de uma alimentação baixa em nutrientes e da falta de atividade física que se dá pelo uso excessivo de telas, celulares, etc. Além da má postura não somente em sala de aula, mas em suas atividades de vida diárias.
As ações foram realizadas entre 2013 a 2024 pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Vitória-PR, pelos profissionais de Nutrição e Fisioterapia com temas: atividade física, cuidado postural e alimentação saudável nas Escolas Municipais e Colégio Estadual. Através de palestras, exercícios físicos, alongamento, dança e brincadeiras, atividades de consciência corporal, teatro, preparo de alimentos, verificação da quantidade de açúcar escondido nos alimentos e a diferença entre alimentos in natura, processados e ultra processado. Demonstração da postura correta ao sentar na carteira de aula, em casa e no dia a dia. Como carregar a mochila corretamente e o peso ideal. Mensuração do peso corporal e peso da mochila escolar.
O método BLITZ NA MOCHILA ESCOLAR, iniciou-se em 2024 somando-se as ações já realizadas ao longo dos anos. Utilizando a pesagem da mochila com tudo aquilo que o aluno leva para escola tendo como referência o peso ideal de 10% do peso corporal. Para tanto, é necessário o peso corporal de cada indivíduo o que possibilita observar a presença do sinal de alerta para sobrepeso e obesidade. Após pesagem o aluno recebeu um sinal ilustrativo na forma de circulo feito de EVA, que foi colado na mochila representando: vermelho acima do desejado, amarelo próximo ao desejado e verde desejado. O dia da ação não foi comunicado aos alunos.
Identificados os problemas posturais, sobrepeso e de obesidade infantil é solicitado à família e/ou responsável o acompanhamento na APS para cuidado e acompanhamento nutricional e da equipe multiprofissional.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade infantil é considerada um problema de saúde pública e fator de risco para diversas doenças crônicas. Estudos apontam que “uma em cada três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no país”. Os caminhos para frear esse avanço passam pela alimentação adequada e saudável, a diminuição do sedentarismo e cuidado postural.
Pensando no futuro de crianças e adolescentes profissionais da Atenção Primária a Saúde por meio do PSE realizaram ações na busca pela diminuição do sobrepeso e obesidade, formação de uma consciência mais saudável, prevenção de doenças e autocuidado. Essa parceria foi firmada com a comunidade escolar, como estratégia para pra o enfrentamento da obesidade infantil, da má postura e do sedentarismo por meio de ações focadas na saúde integral das crianças, adolescentes e jovens.

De 2013 a 2024 as ações atingiram em média 400 alunos a cada ano, da rede de ensino Municipal e Estadual conforme pactuados ao PSE. Estes receberam orientações, educação permanente e quando necessária avaliação e atendimento individual na APS. Dados do SISVAN (2024) mostram uma taxa de cobertura do IMC por idade de 101,27% na faixa etária de 0 a 9 anos. Outro dado revela que em 2013 7,8% das crianças entre 1 a 5 anos apresentavam obesidade e entre 5 a 10 anos 12,7%. Em 2024 observou-se decrescente taxa de obesidade na faixa etária de 0 a 5 anos. Já na faixa etária de 5 a 10 caracterizou-se aumento da porcentagem de obesidade o que reflete uma tendência mundial entre pré-adolescentes, jovens e adultos.
De acordo com pareceres da comunidade escolar, trabalhar esta temática é de suma importância e relevância, pois uma quantidade considerável de alunos apresentaram sobrepeso, obesidade e sedentarismo. Essa situação propicia doenças e gera bullyng, exclusão social e isolamento prejudicando o aprendizado.
As ações promoveram mudanças nos hábitos alimentares e a busca por atividade física dos envolvidos, a comunidade escolar relatou o fortalecimento da parceria entre escola, família e saúde. Mudanças como, cardápios escolares mais saudáveis, adaptações de rotina familiar com atividades físicas (caminhadas, futebol, bicicleta). “temos alunos de 4º e 5° anos frequentando academia”.

Incentivamos a continuidade do projeto e desejamos que nosso trabalho seja exemplo para o desenvolvimento de ações voltadas para a luta contra a obesidade infantil e o sedentarismo.

autor Principal

Francieli Gonçalves Glaab

franglaab@yahoo.com.br

Fisioterapeuta

Coautores

Francieli Gonçalves Glaab Ana Paula Juraszek

A prática foi aplicada em

Porto Vitória

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Vitória - Paraná

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Francieli Gonçalves Glaab

Conta vinculada

15 jul 2025

CADASTRO

15 jul 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io