Olá,

Visitante

Segurança do paciente em hemodinâmica: trajetória de um serviço em busca da excelência

Resumo

Introdução:

A segurança do paciente é considerada uma prioridade global pela Organização Mundial da Saúde, e o Brasil, como país-membro, lançou, em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, recomendando práticas seguras para todos os serviços de saúde. Embora obrigatório, muitos estabelecimentos não possuem Núcleos de Segurança do Paciente estruturados para o gerenciamento de seus riscos e incidentes.

Objetivo:

Descrever a experiência na implantação de um programa de segurança para pacientes submetidos a procedimentos hemodinâmicos.

Métodos:

Estudo observacional, descritivo e retrospectivo da criação do Núcleo de Segurança do Paciente e do programa de gerenciamento de riscos.

Resultados:

O núcleo foi constituído em 2014, e o programa foi desenvolvido em quatro fases criação do plano de segurança, mapeamento de riscos, criação de instruções de trabalho e gerenciamento de incidentes. Entre dezembro de 2014 e dezembro de 2019, foram monitorados 6.913 pacientes e identificado 146 incidentes, sendo 44,52% classificados como inconformidade a protocolos, 20,54% como circunstância notificável, 13,69% como quase-erro, 10,95% como incidente sem dano e 10,27% como evento adverso (incidente com dano). Entre 2017 e 2019, observaram-se redução no número de inconformidade de protocolo (0,66% versus 0,42%; p=0,01) e circunstância notificável (0,5% versus 0,32%; p=0,32), com incremento na comunicação de quase erro (0% versus 0,07%; p=0,018). Ao longo do estudo, observou-se aumento na adesão às metas dos indicadores relacionados à notificação de incidentes, ao tempo porta-balão e às horas- treinamento.

Conclusão:

A criação do Núcleos de Segurança do Paciente, somada à incorporação de um plano efetivo, é ferramenta efetiva, que contribui para a construção de uma cultura de excelência.

Fonte:

Cristiano de Oliveira Cardoso; Alexis Vasiluk Knebel; Cristiane Cauduro Lima; Clacir Staudt; Aldo Fernando Somavilla Duarte; André Meister Dei Ricardi. Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva; 2023. Disponível em: https://jotci.org/pt-br/article/seguranca-do-paciente-em-hemodinamica-trajetoria-de-um-servico-em-busca-da-excelencia/.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Publicações
Projeto Paciente Seguro – fase 1: relato de experiência
Publicações
Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos
Publicações
“TUDO VEM ANTES DAS PALAVRAS” – ARTEVISMO
Publicações
Itinerário de reflexões e práticas de acessibilidade e inclusão: a potência do Fórum Interinstitucional
Publicações
PRODUTOS DA PESQUISA DA REDE PMA FIOCRUZ – 2021/2023
Todos os Estados (Norte)
Publicações
Guia de Acesssibilidade na Comunicação
Publicações
Literatura de Cordel
Publicações
Lei Brasileira de Inclusão (LBI)
Publicações
Lei Brasileira de Inclusão (LBI)
Publicações
The Disabilities Convention: Towards a Holistic Concept of Rights
1 / 512345