Olá,

Visitante

Vigilância em Saúde do Trabalhador: Conflitos no Ambiente de Trabalho e a Saúde Mental

VIgilância em saúde do trabalhador: Conflitos no ambiente de trabalho e a saúde mental.Ao longo dos dois últimos anos que vivenciamos a pandemia provocada pelo coronavírus, a maioria dos profissionais de saúde (servidores do município), passaram a demonstrar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho, possivelmente devido ao estresse provocado pela pandemia. Entendendo que seria preciso aliviar um pouco a situação estressante vivida por esses profissionais, algumas ações foram realizadas para a resolução de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho. A saúde mental dos mesmos também foi foco de ações para entendermos o quadro pelo qual passavam alguns servidores. Para isto, contamos com o auxílio de médicos, psicólogos entre outros profissionais do quadro de servidores do município. A Vigilância em Saúde do Trabalhador conclui que: embora a pandemia esteja num estágio de baixa transmissão infecciosa em nossa cidade – Esperança – PB., as ações voltadas para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho e a atenção a saúde mental dos servidores devem ser constantes para que estes fatores não provoquem uma redução na qualidade de vida dos mesmo e, para que consequentemente o usuário do SUS obtenha um serviço de boa qualidade conforme as suas diretrizes.

Ao longo dos dois últimos anos que vivenciamos a pandemia provocada pelo coronavírus, a maioria dos profissionais de saúde (servidores do município), passaram a demonstrar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho, possivelmente devido ao estresse provocado pela pandemia. Entendendo que seria preciso aliviar um pouco a situação estressante vivida por esses profissionais, algumas ações foram realizadas para a resolução de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho. A saúde mental dos mesmos também foi foco de ações para entendermos o quadro pelo qual passavam alguns servidores. Para isto, contamos com o auxílio de médicos, psicólogos entre outros profissionais do quadro de servidores do município.

A saúde mental do servidor é de fundamental importância para uma boa oferta de serviço do SUS. A mediação de conflitos entre servidores não é fácil, assim, atividades desta natureza devem ser constante, principalmente no momento atual. A pandemia deixou muitas sequelas, perda de entes queridos e amigos, além da questão econômica onde muitos entraram em dificuldades sendo a única fonte de renda do seu lar. Devido ao sobrecarga financeira e emociona conflitos sugiram.

Principal

Joabson Fernandes da Silva

joabfernandes7@gmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Esperança

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Joabson Fernandes da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba
Práticas
Estudo das infecções do trato urinário na população de Queimadas (PB) atendida pelo SUS
Paraíba
Práticas
VIVER BEM É SER SAUDÁVEL: ACOMPANHAMENTO DE PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSIVEIS
Paraíba
Práticas
Vigilância Epidemiológica: relato de experiência sobre a operacionalização do trabalho no município de Quatis
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação antirrábica animal itinerante – a vigilância ambiental em saúde vai até você!
Rio de Janeiro