Olá,

Visitante

Vigilância em Saúde do Trabalhador: Conflitos no Ambiente de Trabalho e a Saúde Mental

VIgilância em saúde do trabalhador: Conflitos no ambiente de trabalho e a saúde mental.Ao longo dos dois últimos anos que vivenciamos a pandemia provocada pelo coronavírus, a maioria dos profissionais de saúde (servidores do município), passaram a demonstrar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho, possivelmente devido ao estresse provocado pela pandemia. Entendendo que seria preciso aliviar um pouco a situação estressante vivida por esses profissionais, algumas ações foram realizadas para a resolução de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho. A saúde mental dos mesmos também foi foco de ações para entendermos o quadro pelo qual passavam alguns servidores. Para isto, contamos com o auxílio de médicos, psicólogos entre outros profissionais do quadro de servidores do município. A Vigilância em Saúde do Trabalhador conclui que: embora a pandemia esteja num estágio de baixa transmissão infecciosa em nossa cidade – Esperança – PB., as ações voltadas para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho e a atenção a saúde mental dos servidores devem ser constantes para que estes fatores não provoquem uma redução na qualidade de vida dos mesmo e, para que consequentemente o usuário do SUS obtenha um serviço de boa qualidade conforme as suas diretrizes.

Ao longo dos dois últimos anos que vivenciamos a pandemia provocada pelo coronavírus, a maioria dos profissionais de saúde (servidores do município), passaram a demonstrar mudanças comportamentais no ambiente de trabalho, possivelmente devido ao estresse provocado pela pandemia. Entendendo que seria preciso aliviar um pouco a situação estressante vivida por esses profissionais, algumas ações foram realizadas para a resolução de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho. A saúde mental dos mesmos também foi foco de ações para entendermos o quadro pelo qual passavam alguns servidores. Para isto, contamos com o auxílio de médicos, psicólogos entre outros profissionais do quadro de servidores do município.

A saúde mental do servidor é de fundamental importância para uma boa oferta de serviço do SUS. A mediação de conflitos entre servidores não é fácil, assim, atividades desta natureza devem ser constante, principalmente no momento atual. A pandemia deixou muitas sequelas, perda de entes queridos e amigos, além da questão econômica onde muitos entraram em dificuldades sendo a única fonte de renda do seu lar. Devido ao sobrecarga financeira e emociona conflitos sugiram.

Principal

Joabson Fernandes da Silva

joabfernandes7@gmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Esperança

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Joabson Fernandes da Silva

Conta vinculada

joabfernandes7@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atenção Primária a Saúde na Testagem e Contigenciamento do Covid 19 Numa Comunidade de São Gonçalo-Sg
Rio de Janeiro
Práticas
Aedes Aegypti: Controle Biológico
São Paulo
Práticas
Análise Espacial e Espaçotemporal da Aids no Município de São Paulo Entre 2001 e 2010.
São Paulo
Práticas
Vacinação Itinerante: uma Estratégia para Alcance da Cobertura Vacinal
Santa Catarina
Práticas
Formulário Eletrônico na Fiscalização: Mapeamento de Medidas Sanitárias de Prevenção À Covid-19.
Santa Catarina