Olá,

Visitante

Vigilância em ambiente de trabalho

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O exercício do trabalho pode provocar acidentes e doenças bem mais frequentes do que se imagina. Por este motivo surgiu a saúde do trabalhador para realizar ações de prevenção, vigilância e assistência às doenças relacionadas ao trabalho, pois muitas vezes os trabalhadores nem imagina aos riscos que estão expostos.Desta maneira a equipe do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) em parceria da Vigilância Sanitária (VISA) no exercício de promover à saúde, realizou inspeções nos estabelecimentos de produção de produtos cerâmicos com o objetivo primordial de promover Vigilância em Saúde do trabalhador, bem como a promoção a saúde, proporcionando assim melhorias na qualidade de saúde dos trabalhadores como também um ambiente de trabalho organizado.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Inicialmente foi-se montado um cronograma, com as datas em que as ações aconteceriam. Logo depois foi realizada a visita nas empresas, sendo esta em parceria com a VISA- Municipal. Durante a visita, o proprietário da empresa acompanhou a mesma. No momento da inspeção foram realizadas orientações em rodas de conversas com os funcionários sobre os seus direitos e deveres do trabalhador e o do empregador. Em um primeiro momento foram detectados alguns problemas, onde foram registradas em fotos e na ficha de notificação da visa, esta notificação é entregue uma via para o proprietário e estipula-se um prazo para voltar à empresa e ver se todas as exigências foram cumpridas.Caso os problemas não sejam todos resolvidos é estipulado um novo prazo, caso o problema persista o caso é encaminhado à promotoria pública, onde ela se encarregará do caso.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Realizada aos 04 dias do mês setembro do ano de 2013 às 15h35min uma inspeção no estabelecimento sobe razão social Eliezio Alves Sales, uma cerâmica, na qual se observou: •

A Saúde do Trabalhador surgiu para realizar ações de prevenção, vigilância e assistência às doenças relacionadas ao trabalho, pois muitas vezes os trabalhadores nem imagina aos riscos que estão expostos. Partindo desta idéia o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) em parceria da Vigilância Sanitária (VISA) do Município de Augustinópolis-TO no exercício de promover à saúde realizou uma inspeção nos estabelecimentos de produção de produtos cerâmicos, com objetivo de Promover Vigilância em Saúde do trabalhador, bem como a promoção a saúde.

Os principais impactos constatados foram melhorias das condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores, bem como um local de trabalho organizado e livre de possíveis agravos que podem impactar na saúde desta população. Foram ainda adquiridos conhecimentos sobre o que é a saúde dos trabalhadores e no que ela pode contribuir para a melhoria da saúde pública.Durante a realização desta ação notou-se que este trabalho deve ser realizado constantemente, pois se percebeu que após a visita as mudanças aconteceram, e isso faz com que os trabalhadores sejam menos exposto a riscos ocupacionais e realizem seus trabalhos com maior satisfação.

Principal

Priscila Dayane Alves Vanccin

saudeaugustinopolis@gmail.com

A prática foi aplicada em

Augustinópolis

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua das Mangueiras, 281

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Priscila Dayane Alves Vanccin

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

26 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Capacitação em Boas Praticas Sanitárias para Bares, Bistros e Gastros, 2024
Práticas
Vigilância sanitária de Ipatinga: um olhar na educação sanitária junto ao setor regulado
Práticas
Sensibilizar para conscientizar: Educação em saúde no combate as arboviroses no município de Ipatinga
Todos os Estados (Sudeste), Minas Gerais
Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba