. A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna imune ou resistente a uma doença infecciosa, normalmente pela administração de uma vacina. As vacinas estimulam o próprio sistema imunológico do corpo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças posteriores.
O município de Joca Claudino é situado na 9ª região de saúde, no Alto Sertão da Paraíba. Sua população, segundo estimativa IBGE 2022, é de 2.539 habitantes e 68,18% reside em território rural. Essa configuração é considerada pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) um desafio à garantia do direito, do acesso e do cuidado integral à saúde das pessoas. A estrutura física da atenção básica de Joca Claudino é constituída por 05 (cinco) Unidades Básica de Saúde da Família, sendo 04 (quatro) localizadas na zona rural e 01 (uma) na zona urbana.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de alcançar a imunização da população contra diversas doenças, também visa a inclusão social dos cidadãos brasileiros. Isso porque o referido programa permite que qualquer cidadão tenha acesso às imunizações, sem distinção de qualquer natureza. Diante disso, a secretaria de saúde do município de Joca Claudino implantou em 2022 o modelo de descentralização dos imunobiológicos para as unidades de saúde âncoras, com vistas a superação da dificuldade de acesso aos serviços de imunização pela população rural, que necessitava se deslocar até a sede em busca do serviço.
O serviço de imunização descentralizado pretende alcançar a população das áreas adscritas, cobertas pelas cinco unidades ancoras localizadas na zona rural que não dispõem de câmara fria para armazenamento dos imunobiológicos.
Objetivo Principal:
• Alcançar a população das áreas adscritos, cobertas pelas unidades ancoras no intuito de promover cobertura vacinal, adequação de novos protocolos vacinais e fechamento de esquemas vacinais em aberto.
Objetivo Especifico:
• Monitorar as ações de vacinação e levar ao alcance de todos os imunobiologicos acessíveis no município de Joca Claudino;
• Integração e observação dos sistemas de monitoramento com os cartões dos usuários;
Foi visto que tinhamos indices baixos de vacinação , a pesquisa foi enfatizada em cima de dois imunizantes Febre Amarela e Triplice Viral , vimos que descentralizando a vacinação para as Unidades de Saude Ancoras poderiamos tanto aumentar a oferta de serviços quando alcançar a população adscrita das microareas rurais , sendo assim vimos a oportunidade de descentralizar e levar ao ambiente rural esses imunizantes .
Em consonância com o Sistema de monitorização de dados vacinais, e também pelo PAINEL IMUNIZA SUS, temos o levantamento dos seguintes dados, relacionados também com os levantamentos internos, onde observa-se o aumento na cobertura vacinal do município referente aos imunobiologico FEBRE AMARELA de 41% em 2021 para 100% em 2024 e do imuno TRIPLICE VIRAL(SRC-D2) de 9% em 2021 para 117% em 2024 , após a implantação da estratégia.
Os beneficios dessa implantação de descentralização é alcançar a população e beneficiar com a cobertura vacinal , prevenindo de doenças . Portanto, investir em coberturas vacinais traz benefícios significativos para a saúde pública e o bem-estar da sociedade, nesse embasamento demostramos aqui no municipio de JOCA CLAUDINO-PB o qual é importante promover a vacinação e além disso oportunizar cobertura vacinal para a população tratando de descentralizar e levar até o usuário esse beneficio.
As dicas compartilhadas são : lembrar-se de permitir ao usuário ações de saude efetivas levando em consideração sair de um ambiente e levar aonde for necessário afim de alcançar e permitir implementações de práticas boas e pertinentes .
Rua Francisca Claudino Fernandes, Joca Claudino - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO