Olá,

Visitante

Vacinação Extramuros como Estratégia para o Alcance de Metas no Município de Eirunepé-Am

O objetivo do presente trabalho foi Promover atividades de vacinação extramuros para o alcance de metas no Município de Eirunepé. Bem como Buscar a participação da comunidade como estratégia para integração entre usuários e equipes, de forma a abranger o maior número do público faltoso/resistente. Conscientizar a população sobre a importância da vacinação

As ações de intensificação de vacinação no modelo Extramuros, das quais se referem este trabalho, resultaram num número de 1500 doses de vacinas aplicadas. Destas, 509 doses foram referentes a COVID-19, 78 (1ª dose), 175 (2ª dose), 227 (1º reforço) e 69 (2º reforço). As demais 991 foram doses para atualização das cadernetas vacinais.

Mostraram-se de grande relevância e colaboração a vacinação extramuros para o atingimento das metas, haja vista que mantém relação direta no enfrentamento de doenças que outrora estavam praticamente esquecidas no âmbito nacional. Os resultados apontaram que as ações de busca ativa, por terem sido atividades dinâmicas, refletiram significativamente na interação/integração entre as equipes de ESF e a comunidade, pois houve uma excelente adesão à vacinação até mesmo daquele público que outrora recusavam-se a vacinar-se por medo em decorrência de informações falsas, diferentemente daquele modo de atendimento e vacinação estagnado, no qual somente o paciente vai à procura do serviço. Ressalta-se que as metas de vacinação municipal ainda estão aquém do esperado, no entanto, tais atividades resultaram num impacto significativamente positivo, principalmente referente aquele público que não podem se dirigir a uma Unidade de Saúde para receber vacinação, e até aquelas pessoas que há algum tempo não procuram o serviço de Atenção Primária por quaisquer motivos. Ademais, além da prática de vacinação e atualização das “cadernetas de vacinação”, foi aproveitado a oportunidade para a orientação tanto individual quanto familiar sobre a importância de manter atualizadas as vacinas com ênfase na prevenção de doenças, dessa forma as mamães que levavam suas crianças para se vacinar saiam tranquilas e satisfeitas com o trabalho desenvolvido.

Podemos concluir em vista dos fatos apresentados que objetivo da ação fora alcançado, visto que foi atingido com a vacinação e orientações em geral um grande número do público faltoso nas Unidades de Saúde. Outro ponto que merece ser destacada é a vacinação do pedestre, pois muitos relataram que apresentam dificuldade na procura por vacinação por inúmeros motivos, dos quais cabe destacar: falta de tempo em decorrência do trabalho ou dos estudos, informações inverídicas repassadas através de terceiros, sensação de imunidade quanto as doenças Imunopreviníveis, procrastinação, e etc. Portanto, a experiência demonstrou potencialidades, haja vista que as ações desenvolvidas foram organizadas de maneira prévia e com ampla comunicação com a comunidade. É imprescindível ressaltar ainda, a importância de elaboração de estratégias voltadas para uma maior aproximação entre equipes e comunidade, a fim de promover a integração entre os mesmos, e com isso alcançar a metas propostas.

Principal

Ingredd Nathacha Cavalcante Tomaz

Coautores

Clísten Alves Corrêa , Thayana Oliveira Miranda

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo