Olá,

Visitante

Vacinação Extramuros como Estratégia para o Alcance de Metas no Município de Eirunepé-Am

Categoria não especificada

O objetivo do presente trabalho foi Promover atividades de vacinação extramuros para o alcance de metas no Município de Eirunepé. Bem como Buscar a participação da comunidade como estratégia para integração entre usuários e equipes, de forma a abranger o maior número do público faltoso/resistente. Conscientizar a população sobre a importância da vacinação

As ações de intensificação de vacinação no modelo Extramuros, das quais se referem este trabalho, resultaram num número de 1500 doses de vacinas aplicadas. Destas, 509 doses foram referentes a COVID-19, 78 (1ª dose), 175 (2ª dose), 227 (1º reforço) e 69 (2º reforço). As demais 991 foram doses para atualização das cadernetas vacinais.

Mostraram-se de grande relevância e colaboração a vacinação extramuros para o atingimento das metas, haja vista que mantém relação direta no enfrentamento de doenças que outrora estavam praticamente esquecidas no âmbito nacional. Os resultados apontaram que as ações de busca ativa, por terem sido atividades dinâmicas, refletiram significativamente na interação/integração entre as equipes de ESF e a comunidade, pois houve uma excelente adesão à vacinação até mesmo daquele público que outrora recusavam-se a vacinar-se por medo em decorrência de informações falsas, diferentemente daquele modo de atendimento e vacinação estagnado, no qual somente o paciente vai à procura do serviço. Ressalta-se que as metas de vacinação municipal ainda estão aquém do esperado, no entanto, tais atividades resultaram num impacto significativamente positivo, principalmente referente aquele público que não podem se dirigir a uma Unidade de Saúde para receber vacinação, e até aquelas pessoas que há algum tempo não procuram o serviço de Atenção Primária por quaisquer motivos. Ademais, além da prática de vacinação e atualização das “cadernetas de vacinação”, foi aproveitado a oportunidade para a orientação tanto individual quanto familiar sobre a importância de manter atualizadas as vacinas com ênfase na prevenção de doenças, dessa forma as mamães que levavam suas crianças para se vacinar saiam tranquilas e satisfeitas com o trabalho desenvolvido.

Podemos concluir em vista dos fatos apresentados que objetivo da ação fora alcançado, visto que foi atingido com a vacinação e orientações em geral um grande número do público faltoso nas Unidades de Saúde. Outro ponto que merece ser destacada é a vacinação do pedestre, pois muitos relataram que apresentam dificuldade na procura por vacinação por inúmeros motivos, dos quais cabe destacar: falta de tempo em decorrência do trabalho ou dos estudos, informações inverídicas repassadas através de terceiros, sensação de imunidade quanto as doenças Imunopreviníveis, procrastinação, e etc. Portanto, a experiência demonstrou potencialidades, haja vista que as ações desenvolvidas foram organizadas de maneira prévia e com ampla comunicação com a comunidade. É imprescindível ressaltar ainda, a importância de elaboração de estratégias voltadas para uma maior aproximação entre equipes e comunidade, a fim de promover a integração entre os mesmos, e com isso alcançar a metas propostas.

Principal

Ingredd Nathacha Cavalcante Tomaz

Coautores

Clísten Alves Corrêa , Thayana Oliveira Miranda

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba