Olá,

Visitante

Vacina Contra Influenza para Toda População no Municipio de Novo Itacolomi- Pr

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, é de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias, os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem até levar a óbito. O programa de imunização é responsável pela Política Nacional de Imunizações que visa reduzir a transmissão de doenças imunopreveníveis, ocorrência de casos graves e óbitos, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para prevenção promoção, proteção em saúde da população brasileira, e que o programa de imunizações brasileiro oferece, de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as vacinas ofertadas pelo PNI está à vacina contra a influenza que contribui para prevenção e proteção dos pacientes, pois ela é uma forte aliada para que a população esteja imunizada e protegida contra a gripe e suas variantes além de contribuir na redução da circulação viral na população bem como suas complicações e óbitos especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco, tendo como principal objetivo reduzir a carga da doença prevenindo as hospitalizações. O ministério da saúde oferta somente vacina para grupos prioritários que inicialmente era composta de idosos de 65 anos e alguns grupos específicos atendidos pelos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) em 2000 foi estendida aos maiores de 60 anos. Somente a partir de 2011 foram incorporados os grupos prioritários para campanha sendo que 2011 a 2013, a população alvo foram de crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade; de 2014 a 2018, de 6 meses a menores de 5 anos de idade; e, a partir de 2019, de 6 meses a menores de 6 anos de idade. Em 2020 passaram a fazer parte as pessoas com deficiências, e em 2021 passou a ser especificado com deficiência permanente, as comorbidades foram incorporadas em 2013. Pensando na importância da prevenção, o município de Novo Itacolomi criou a lei nº. 284/2005 e com ela deu um passo importante, no avanço das ações de saúde pública proporcionando a vacinação da influenza para população de zero a cinco anos inserida em abril 2006. A partir daí a cada ano foi se ampliando as faixas etárias e aumentando o número de doses adquiridas, em 2009 o município de Novo Itacolomi, adquiriu doses para 100% da população que não eram atendidas nos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde, e desde então estas são adquiridas anualmente, e ofertadas a toda população possuindo uma ótima adesão a vacinação, sendo uma media de cobertura vacinal de 95% da população. Diante disso o presente estudo tem o objetivo destacar a importância da vacinação contra o vírus da influenza para toda a população no Município de Novo Itacolomi.

A campanha de vacinação contra a influenza foi incorporada no calendário do PNI em 1999 com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes por influenza na população-alvo, muitos são os desafios desde sua implantação entres eles podemos destacar que o Ministério da Saúde oferta somente vacina para grupos prioritários que inicialmente era composta de idosos de 65 anos e alguns grupos específicos atendidos pelos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) em 2000 foi estendia aos maiores de 60 anos. Somente a partir de 2011 foram incorporados os grupos prioritários para campanha sendo que 2011 a 2013, a população alvo foram de crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade; de 2014 a 2018, de 6 meses a menores de 5 anos de idade; e, a partir de 2019, de 6 meses a menores de 6 anos de idade. Em 2020 passaram a fazer parte as pessoas com deficiências, e em 2021 passou a ser especificado com deficiência permanente, as comorbidades foram incorporadas em 2013. Diante desses desafios o município de Novo Itacolomi foi pioneiro no desenvolvimento de estratégias para fortalecimento das ações de vacinação contra a influenza.

Pensando na importância da prevenção, o município de Novo Itacolomi criou a lei nº. 284/2005 e com ela deu um passo importante, no avanço das ações de saúde pública proporcionando a vacinação da influenza para população de zero a cinco anos inserida em abril 2006. A partir daí a cada ano foi se ampliando as faixas etárias e aumentando o número de doses adquiridas, em 2009 o município de Novo Itacolomi, adquiriu doses para 100% da população que não eram atendidas nos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde, e desde então estas são adquiridas anualmente, e ofertadas a toda população possuindo uma ótima adesão a vacinação, sendo uma media de cobertura vacinal de 95% da população. As ações de educação em saúde são de extrema relevância a ser desenvolvidas principalmente por profissionais da atenção primaria á saúde, entre as estratégias para alcance da cobertura vacinal podemos destacar parcerias com mídias locais, empenho e comprometimento da equipe de imunização, realização do dia “D” dia especifico para vacinação de toda população, empenho do Programa Saúde da Família, com visitas domiciliares fazendo buscas ativas, comunicados e orientação a toda a população sobre a importância da vacinação, uma vez que, assim procedendo, estarão evitando problemas maiores de saúde, a vacinação é uma ação integrada dos serviços de saúde e de nível de baixa complexidade, e de grande impacto nas condições gerais de saúde de toda população.

A importância da administração da vacina influenza, para toda população gratuitamente, no município de Novo Itacolomi, proporcionou resultado tão satisfatórios promovendo ações de prevenção, promoção e proteção. Em 2009 foi realizado um estudo com crianças na faixa etária de zero a cinco anos no município de Novo Itacolomi, onde verificou- se que entre os anos de 2006 a 2008, apenas 2 crianças foram internadas por infecção respiratória aguda , totalizando 3,8% isto comprova a eficácia da vacina contra a influenza. Analisando uma serie histórica de dados epidemiológicos de 2014 a 2022 em relação a morbidade é possível evidenciar que as doenças dos aparelhos respiratórios não foi a principal causa de internamento e mortalidade do município, no período de nove anos tivemos 19 internamentos por doenças do aparelho respiratória, sendo uma media anual de 1,58 internamentos , em relação na ocorrência de mortalidade pós doenças do aparelho respiratório em nove anos tivemos uma media de 3,33 óbitos. Com a lei nº 284/2005 ficou instituída a campanha de vacina contra a influenza no município de Novo Itacolomi, onde foi inserida no calendário básico de vacinação neste município em 2006 até o momento, foram adquiridas 19.865 doses vacinando 95 % da população. O trabalho realizado pelo município é uma estratégia importante, pois com isso o município previne muitas doenças do aparelho respiratórias, e possíveis complicações e óbitos relacionados pela doença, se destacando por vacinar quase 100 % da população. Concluídos, portanto que diante de tantos desafios enfrentados nos últimos anos para o alcance de metas vacinais, o município de Novo Itacolomi merece destaque por ser pioneiro em ações estratégicas em relação à imunização.

Principal

PRICILA FELISBINO

Coautores

Tatiana Favorito, Cleonice Leopoldina Monteiro de Almeida

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo