VACINAÇÃO E INTEGRAÇÃO – A INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL COM A ESTRATÉGIA DA “VACINA CASA A CASA” EM BARRA DE SANTANA/PB

OBJETIVO: Relatar a melhoria na cobertura vacinal de cães e gatos contra a raiva animal no Município de Barra de Santana/PB

APRESENTAÇÃO: A campanha de vacinação antirrábica ocorre em todo país no segundo semestre do ano e faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano. Dessa forma o município de Barra de Santana com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal dos animais e proteger consequentemente a população contra o agravo, intensificou a cobertura com a parceria entre os agentes de combate a endemias (ACE) e os agentes comunitários de saúde (ACS) para que a vacina chegue as localidades de mais difícil acesso atendendo dessa forma a grande maioria dos animais domesticados.

METODOLOGIA: no início da campanha é montado um cronograma com as localidades a serem vacinas e com o dia “D de vacinação” preconizado pela gerência regional de saúde. A partir desse cronograma os agentes comunitários de saúde (ACS) são informados os dias de vacina que sua localidade será atendida para iniciar a divulgação com os moradores. O dia D de vacinação ocorre na zona urbana por ser um local mais adensado e de melhor acesso para a população levar os animais para os pontos de vacinação. Na zona rural a vacinação é feita pela metodologia “casa a casa”, os moradores são previamente avisados pelos agentes comunitários de saúde para manter os animais presos, e os agentes de combate a endemias (ACE) passam com o ACS em cada casa daquela localidade fazendo a vacina in loco nos animais.

RESULTADOS: com a estratégia o município conseguiu melhorar a cobertura vacinal de seus animais ultrapassando as metas preconizadas de cobertura para o município, além de promover menos estresse aos animais tendo em vista que estes são vacinados em seu ambiente doméstico. Dessa forma no ano de 2024 o munícipio alcançou um total de 3.018 cães vacinados (116,50% da meta preconizada para o município) e 1.157 gatos vacinados (120,90% da meta).

autor Principal

JOSE ADIEL FARIAS BEZERRA

adielfb@gmail.com

COORDENADOR DE VIGILANCIA EM SAUDE

Coautores

AUTOR: JOSE ADIEL FARIAS BEZERRA COAUTOR: DAÉDYLA OLIVEIRA MENDES

A prática foi aplicada em

Barra de Santana

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Barra de Santana, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

JOSE ADIEL FARIAS BEZERRA

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io