OBJETIVO: Relatar a melhoria na cobertura vacinal de cães e gatos contra a raiva animal no Município de Barra de Santana/PB
APRESENTAÇÃO: A campanha de vacinação antirrábica ocorre em todo país no segundo semestre do ano e faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano. Dessa forma o município de Barra de Santana com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal dos animais e proteger consequentemente a população contra o agravo, intensificou a cobertura com a parceria entre os agentes de combate a endemias (ACE) e os agentes comunitários de saúde (ACS) para que a vacina chegue as localidades de mais difícil acesso atendendo dessa forma a grande maioria dos animais domesticados.
METODOLOGIA: no início da campanha é montado um cronograma com as localidades a serem vacinas e com o dia “D de vacinação” preconizado pela gerência regional de saúde. A partir desse cronograma os agentes comunitários de saúde (ACS) são informados os dias de vacina que sua localidade será atendida para iniciar a divulgação com os moradores. O dia D de vacinação ocorre na zona urbana por ser um local mais adensado e de melhor acesso para a população levar os animais para os pontos de vacinação. Na zona rural a vacinação é feita pela metodologia “casa a casa”, os moradores são previamente avisados pelos agentes comunitários de saúde para manter os animais presos, e os agentes de combate a endemias (ACE) passam com o ACS em cada casa daquela localidade fazendo a vacina in loco nos animais.
RESULTADOS: com a estratégia o município conseguiu melhorar a cobertura vacinal de seus animais ultrapassando as metas preconizadas de cobertura para o município, além de promover menos estresse aos animais tendo em vista que estes são vacinados em seu ambiente doméstico. Dessa forma no ano de 2024 o munícipio alcançou um total de 3.018 cães vacinados (116,50% da meta preconizada para o município) e 1.157 gatos vacinados (120,90% da meta).
Barra de Santana, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO