Olá,

Visitante

Vacinação Além Das Salas de Vacinas no Município de Goiatuba-Go – Regional Sul Goiás

Categoria não especificada

Diante do cenário de baixa cobertura vacinal, durante e pós pandemia de Covid-19, identificou-se a baixa adesão na atualização dos esquemas vacinais da população geral no município de Goiatuba-GO, sendo assim observou-se a necessidade de implementar ações para recuperação da meta vacinal das doenças imunopreveníveis. Tendo em vista esta realidade desenvolveu-se um projeto de integração, que teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal dos munícipes, e assim, garantir um ambiente seguro e saudável à população. Tal projeto justifica-se em facilitar o acesso da população às vacinas para a atualização dos cartões vacinais, em orientar e conscientizar sobre o tema alcançando assim os resultados almejados. Para concretizar este projeto e viabilizar as ações, a realização da intersetorização e integração de instituições do município, como universidades, empresas privadas, escolas públicas e privadas e hospitais privados, no intuito de garantir imunização a todos e prevenir diversas doenças e suas possíveis complicações, além de disseminar conteúdos sobre a importância da vacinação e transformar os populares em propagadores de informações em seus universos. Observou-se que a Estratégia de Saúde da Família é facilitadora de ações intersetoriais, e que apesar das dificuldades, a intersetorialidade e a integração entre instituições são formas de trabalho desafiadoras, porém possíveis de tornarem realidades exitosas.

Analisando os vários problemas que contribuíram para essa queda na cobertura vacinal, identificamos os fakeNews, medo de se contaminar com a Covid-19 nas unidades de saúde que tem sala de vacina, medo das possíveis reações adversas e principalmente problemas com sistema informatizado do registro de vacina (E SUS e SIPNI) com fatores inoperantes devido a tecnologia local, sendo que todas as causas atuam em conjunto.

Como forma de estratégia de fortalecimento das ações de imunização, foi implantado para tornar o atendimento/vacinação mais acessível/acolhedor e humano para a população com ações de promoção integrada, através da disponibilização das vacinas conforme consta no calendário nacional de vacina, profissionais capacitados para realizar a triagem dos cartões e aplicação das vacinas. Analisar a situação vacinal do município e atuar com busca ativa aos pacientes faltosos, como também para as faixas etárias prioritárias. Estratégias: • ESF Noturno: atendimento em horário estendido das 18:00 às 22:00 horas; • Busca Ativa: realizadas pelos ACS das Unidades de saúde nas visitas domiciliares, como pelos demais profissionais das salas de vacinas e vigilância epidemiológica; • Acolhimento: sala de espera nos atendimentos das unidades, com orientações e verificação de caderneta vacinal; • Comunicação (Hospital Municipal e Atenção Básica): acompanhamento de puérpera, puericultura desde o nascimento do RN; • Vacinação em Empresas: saúde do trabalhador com ações de vacinação nas empresas do município. • Atualização de caderneta vacinação dos pacientes do Programa Melhor em Casa. • Atualização de caderneta vacinação dos detentos da Unidade Prisional de Goiatuba. • Vacinação no Batalhão da Polícia Militar para todos militares, polícia civil e Penal. • PSE- Programa Saúde na Escola com identificação de atrasos vacinais e atualização e palestras sobre a importância da imunização completa com fantoches e Zé Gotinha. • Vacinação da População Geral em eventos comemorativos conforme calendário do Ministério da Saúde. Ações realizadas mensalmente: • Saúde na Praça: equipes de saúde realizam vacinação; testes rápidos, atendimentos médico, odontológico, psicológico, nutricional, entre outros; • Saúde Itinerante: ações realizadas nos bairros do município e distritos de Goiatuba feriados e finais de semana, incluindo vacinação; • Ações Intersetoriais e com integrações de instituições: ações realizadas nos bairros do município e distrito de Goiatuba em conjunto com Assistência Social, Secretaria de Saúde, Unicerrado e Empresas privadas; • Instalação de dois pontos estratégico volante de vacinação em polos periféricos do município em horário noturno. • Dia D de vacinação aos domingos na Feira de Hortifruti; • Divulgação em mídias gerais do município de todas ações propostas e realizadas, rádios, Facebook, Instagram, Carro de Som, Pit Stop com distribuição de panfletos e carreatas; • Vacinação em domicílio mediante agendamento prévio; • Capacitação das equipes da Atenção Primária a Saúde e Vigilância Epidemiológica/ Imunização para melhor atuação e desempenho do trabalho.

Diante do exposto, destaca-se o envolvimento competente e responsável dos trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica/ Imunização e Comunicação, além dos órgãos extra setoriais do município, foram imprescindível para o desenvolvimento, organização e implementação de um planejamento fundado na definição de objetivos e estratégias de ação. A corresponsabilização e o acolhimento da comunidade, acompanhados do apoio e do compromisso institucional com sua operacionalização, foram essenciais para o sucesso dessas ações. Vacinas salvam vidas!

Principal

GISELE MARQUES MARTINS DA COSTA

Coautores

PATRICIA LEMES DE LIMA, MARLI APARECIDA CHAVES SIQUEIRA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos