Olá,

Visitante

Vacina Guaraí: da Hesitação às Vacinas que Salvam!

Categoria não especificada

Diante da disseminação repentina da COVID-19 em todos os continentes, no dia 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou um surto pandêmico pelo coronavírus (classificado como SARS-CoV-2) uma emergência de saúde pública de interesse internacional, o mais alto nível de alarme. Dentre as recomendações foram propostas a aceleração de vacinas, medidas terapêuticas e diagnósticos. Nessa perspectiva, a veiculação de notícias falsas contribuiu para a desinformação da população. O termo “notícias falsas”, traduzido do inglês fake news, é atribuído à criação e à propagação de informações de qualquer procedência, falsas, inventadas ou manipuladas, que veem dificultando o serviço em saúde na operacionalização da vacinação. o impacto na adesão da comunidade à vacinação, este trabalho tem como objetivo sintetizar as ações do projeto Vacina Guaraí: da hesitação às vacinas que salvam! que abordam as fake news e a hesitação vacinal contra a COVID-19 no contexto de saúde pública no município de Guaraí.

A hesitação à vacina revela que, ao mesmo tempo em que a tomada de decisão de (não) se vacinar ou (não) vacinar os filhos ocorre no âmbito individual e familiar privado, ela expressa ações que envolvem questões de pertencimento social de grupos a favor ou contrários. Com isso, planejamento, organização e uma busca incansável de elevar as coberturas vacinais do município de Guaraí, implementamos um projeto, simples e assertivo, para captar a população que se hesita em vacinar ou abandona seu esquema vacinal.

O projeto Vacina Guaraí: da hesitação as vacinas que salvam! Foi idealizado para que o município de Guaraí alcançasse a homogeneidade das coberturas vacinais. Inicialmente, a equipe se desloca da Unidade básica de saúde até a praça central da nossa cidade, com um consultório móvel, climatizado, em dias e horários estratégicos, tais como finais de semanas e feriados, além de horários fora do expediente, transportando caixas térmicas com imunizantes e insumos necessários. As ações são divulgadas através de carro de som, muito comum no interior do Tocantins, informando a toda a população que a equipe de imunização está aposta, pronta para a promoção e prevenção da saúde aos munícipes.

A propagação dentro do campo da saúde resulta na descaterização da ciência, comprovando para que a sociedade duvide das invenções e achados apresentados. Isso modifica a visão da comunidade acerca das medidas de prevenção e proteção contra doenças, acarretando interferências significativas no processo de saúde-doença dos indivíduos. No entanto, o projeto Vacina Guaraí: da hesitação as vacinas que salvam! Veio com a proposta de aumentar a homogeneidade das coberturas vacinais e aproximar o vacinado da equipe de saúde, afim de levar a promoção e a prevenção contra a COVI-19 através da vacinação de forma humanizada, com informações verdadeiras e desmitificando as fake News.

Principal

Bruna Alves de Queiroz

Coautores

Wellington de Sousa Silva Lusivan Portilho da Silva Klessya Maria dos Santos Dyannayna Fádya Tavares de Sousa Pereira Maria José Neres da Silva Georgia Cristina Cecconello Daltilene Ribeiro de Lima Figueiredo

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba