Utilização do lúdico como estratégia de adesão e facilitação do atendimento e tratamento da doença

O lúdico, o brincar e o jogo apresentam diferença, o lúdico é tudo aquilo que diverte, que distrai, tanto nas atividades físicas como mental. Então a ludoterapia surgiu como recurso fundamental para ajudar a criança a se expressar e liberar sentimentos e problemas através do brincar. É oferecido atividades lúdicas, como jogo de stop, memória, entre outros para as crianças no setor de Observação na Unidade de Pronto atendimento Infantil, pelo qual a criança permanece por dias ou horas, aguardando reavaliação médica ou transferência para Unidade Hospital acompanhadas pelos pais ou cuidadores. A proposta da atividade é proporcionar fortalecimento de vínculos parentais, bem como com a equipe de enfermagem e médicos, facilitar a adesão do tratamento da doença, colaborar com o desenvolvimento cognitivo, aprendizado, raciocínio lógico, entre vários outros benefícios que o jogo e o brincar podem proporcionar a vida da criança e, assim permitir a criança, mesmo adoecida a continuação de seu desenvolvimento.

Ao ser utilizado o jogo em contexto de hospitalização ou Pronto Atendimento, contribui para que a criança possa modificar seu olhar, uma vez que tais procedimentos médicos que são submetidas, a criança passa por processo de sofrimento, muitas vezes invasivo, pavoroso e, dependendo da idade da criança, esse entendimento pode ser limitado.
Portanto o objetivo principal desse projeto é mostrar os benefícios que a Ludoterapia traz para as crianças, familiares e acompanhantes no processo do adoecimento.

Com o oferecimento da atividade de jogo para as crianças, é possível perceber mudança comportamental, a criança mostra comportamento ativa no leito, demonstrando expressões faciais de contentamento, euforia, interesse e, assim sendo perceptível nos pais ou cuidadores contentamento, aceitando de imediato a participação na atividade junto com a criança.
Em observação comportamental, as atividades proporcionadas às crianças, pais ou cuidadores, tem mostrado bons resultados na interação entre pais e filhos, no desenvolvimento de habilidades sociais, afetivas, cognitivas e emocionais.

Diante dos resultados obtidos com a prática do jogo, do lúdico, em contexto de Pronto Atendimento, no que se refere ao bem estar que promove, diminuição do sofrimento, melhor adesão ao tratamento da doença, bem estar familiar, melhor interação entre paciente e equipe multiprofissional, recomendo que seja mais utilizado do lúdico em outras Unidades e, assim todos poderem se beneficiar dos resultados obtidos.

Principal

Mércia Vieira de Faria

mv_faria@hotamail.com

Psicóloga

Coautores

Mércia Vieira de Faria

A prática foi aplicada em

Mogi das Cruzes

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Vagalume Saúde Infantil - Rua Manuel de Oliveira - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Mércia Vieira de Faria

Conta vinculada

23 set 2024

CADASTRO

23 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas