Olá,

Visitante

Unindo Forças em Boquim

INTRODUÇÃOConsiderando a portaria Nº 2.648 de o7 de Novembro de 2011, onde o Ministério da saúde redefine as diretrizes para implantação do Componente Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A Unidade de Pronto Atendimento- UPA foi pactuada visando organizar a rede de atenção à urgência e emergências, conforme os artigos desta portaria:Art. 2º A UPA 24h é o estabelecimento de saúde de complexidade intermediária situado entre a Atenção Básica à Saúde e a Rede Hospitalar. Art. 3º A UPA 24h deve compor uma rede organizada de atenção às urgências, em conjunto com a Atenção Básica à Saúde e com a Rede Hospitalar.A UPA Dr. Bernardino Mitidieri, localizada no Município de Boquim foi inaugurada em 06 de Maio de 2010, sendo classificada com porte I em virtude do quantitativo populacional do Município e região de saúde.JUSTIFICATIVANo período de Março a Outubro de 2011 ao realizar levantamento do perfil do usuário que frequentam o Pronto Atendimento- UPA 24h do Município de Boquim no Estado de Sergipe, enfatizando a classificação de risco, foi constatado 93,19% dos usuários foram classificados como azul, 6,7% como verde, 0,22% como amarela e apenas 0,12% como vermelha. Neste sentido verificou-se que a grande parte dos casos atendidos pela UPA são situações que poderiam ser resolvidos na atenção básica de saúde.De acordo com o exposto, evidencia-se ações com a rede assistencial e a comunidade de Boquim para dialogar sobre a UPA de Boquim. Entretanto, compreende-se a rede assistencial da saúde sistematizada em suas ações e a comunidade orientada sobre a hierarquia do SUS e a funcionalidade da UPA, teremos uma rede de Atenção às Urgências mais organizada e consequentemente uma saúde mais humanizada.OBJETIVO GERALDesencadear um processo de participação social no município de Boquim visando unir forças com a comunidade e a rede assistencial para atuar na melhoria da qualidade da saúde, incluindo uma maior participação de todos no controle deste processo.OBJETIVO ESPECÍFICO Proporcionar aos indivíduos e as comunidades o desenvolvimento de conhecimentos do sistema saúde e de estratégias que permitam à população melhoria das condições de acesso a serviços de saúde

Desencadear um processo de participação social no município de Boquim visando unir forças com a comunidade e a rede assistencial para atuar na melhoria da qualidade da saúde, incluindo uma maior participação de todos no controle deste processo.

Principal

Carolina de Mesquita Pereira

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Carolina de Mesquita Pereira

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Controle social em saúde, Vilhena (RO)
Rondônia
Práticas
A Participação da Comunidade na Qualificação dos Processos de Trabalhos das Esfs no Município de Santa Rosa – Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Exitosa Parceria Entre Controle Social e Gestão
Mato Grosso
Práticas
Avaliação da Qualidade e Satisfação do Usuário do SUS com os Hospitais Conveniados
Mato Grosso
Práticas
Análise Institucional dos Conselhos de Saúde de Joinville
Santa Catarina
Práticas
Condições do financiamento em saúde nos municípios de Pernambuco
Pernambuco
Práticas
Conhecendo a Realidade de Saúde de Trabalhadores na Agricultura por Meio de Escutas Itinerantes
Distrito Federal
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Relato de Experiência da Implantação dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde em João Pessoa ? Pb.
Paraíba
Práticas
Organização do Sistema Loco-Regional das Pacientes com SUSpeita de Câncer de Mama no Hospital Regional de Cotia
São Paulo
Práticas
A Arte da Escuta
São Paulo