Olá,

Visitante

Um Site para Difundir a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (Pnsipn)

O site (ufrgs.br/populacaonegra) é um produto técnico, fruto da dissertação desenvolvida para o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em cada aba do site, é possível perceber temáticas pertinentes à dissertação, justamente porque essa ferramenta surgiu da necessidade de oferecer material para o ensino do tema Saúde da População Negra na formação em saúde, temática ainda considerada um desafio para os profissionais da área.

Segundo a concepção de Werneck (2016), a Saúde da População Negra ainda é pouco incluído nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde. Por isso, a proposta é dispor aos trabalhadores, pesquisadores da saúde e, sobretudo, à população, um local virtual, de fácil acesso, que facilite o encontro das informações e produções científicas sobre a Saúde da População Negra, que estão disponíveis em variadas plataforma web.

O site (ufrgs.br/populacaonegra) é um produto técnico, fruto da dissertação desenvolvida para o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa desenvolvida, intitulada “Políticas públicas e negritude: efetividade do ensino na saúde? Um estudo de caso sobre saúde da população negra”, identificou e avaliou a efetividade e a percepção dos participantes da atividade de extensão e compreender o processo de conhecimento dos profissionais sobre a saúde da população negra. Em cada aba do site, é possível perceber temáticas pertinentes à dissertação, justamente porque essa ferramenta surgiu da necessidade de oferecer material para o ensino do tema Saúde da População Negra na formação em saúde, temática ainda considerada um desafio para os profissionais da área. Pois, segundo a concepção de Werneck (2016), o referido tema ainda é pouco incluído nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde. Por isso, a proposta dispõe aos trabalhadores, pesquisadores da saúde e, sobretudo, à população, um local virtual, de fácil acesso, que facilite o encontro das informações e produções científicas sobre a Saúde da População Negra, que estão disponíveis em variadas plataforma web. Dessa forma, há uma ágil pesquisa sobre a temática que se constitui em recurso pedagógico na abertura do debate em sala de aula nos cursos de graduação e pós-graduação e, consequentemente, desperta o interesse em desenvolver a produção e a construção de conhecimentos nessa área de forma mais aprofundada.

Principal

Lidiane Dias Vieira

lidiane.vieira@hotmail.com.br

A prática foi aplicada em

Todo o Brasil

Instituição

Dom Claudio Ponce de Leon, 240, 5/1001

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Lidiane Dias Vieira

Conta vinculada

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Universalidade Menos Equidade = Desigualdade
Pará
Práticas
O Controle Social e a Saúde do Trabalhador: Seminário de Capacitação para o Fortalecimento das Ações na Macrorregião de Sobral
Ceará
Práticas
Mapeamento Digital das Ubss do Município de Iguaba Grande.
Rio de Janeiro
Práticas
Ações Integradas de Atenção a Saúde Indígena no Município de Tocantinópolis-To
Tocantins
Práticas
Implementação do Procolo de Enfermagem na Atenção Básica no Município de Muqui/Es
Espírito Santo
Práticas
Oficina de Ervas Medicinais para Mulheres Rurais (Teresópolis)
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde Digital no Municipio de Itapema: Implantação do Atendimento Nutricional online
Santa Catarina
Práticas
Medicamentos Fitoterapicos: Xaropes, Sabonete Medicinal e Óleo para os Pés.
Goiás
Práticas
Saúde Bucal: uma Abordagem Multidisciplinar e Transversal no Programa Saúde na Escola
Santa Catarina
Práticas
Trabalhando a Sexualidade no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Santa Catarina