Olá,

Visitante

Um Site para Difundir a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (Pnsipn)

O site (ufrgs.br/populacaonegra) é um produto técnico, fruto da dissertação desenvolvida para o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em cada aba do site, é possível perceber temáticas pertinentes à dissertação, justamente porque essa ferramenta surgiu da necessidade de oferecer material para o ensino do tema Saúde da População Negra na formação em saúde, temática ainda considerada um desafio para os profissionais da área.

Segundo a concepção de Werneck (2016), a Saúde da População Negra ainda é pouco incluído nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde. Por isso, a proposta é dispor aos trabalhadores, pesquisadores da saúde e, sobretudo, à população, um local virtual, de fácil acesso, que facilite o encontro das informações e produções científicas sobre a Saúde da População Negra, que estão disponíveis em variadas plataforma web.

O site (ufrgs.br/populacaonegra) é um produto técnico, fruto da dissertação desenvolvida para o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa desenvolvida, intitulada “Políticas públicas e negritude: efetividade do ensino na saúde? Um estudo de caso sobre saúde da população negra”, identificou e avaliou a efetividade e a percepção dos participantes da atividade de extensão e compreender o processo de conhecimento dos profissionais sobre a saúde da população negra. Em cada aba do site, é possível perceber temáticas pertinentes à dissertação, justamente porque essa ferramenta surgiu da necessidade de oferecer material para o ensino do tema Saúde da População Negra na formação em saúde, temática ainda considerada um desafio para os profissionais da área. Pois, segundo a concepção de Werneck (2016), o referido tema ainda é pouco incluído nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde. Por isso, a proposta dispõe aos trabalhadores, pesquisadores da saúde e, sobretudo, à população, um local virtual, de fácil acesso, que facilite o encontro das informações e produções científicas sobre a Saúde da População Negra, que estão disponíveis em variadas plataforma web. Dessa forma, há uma ágil pesquisa sobre a temática que se constitui em recurso pedagógico na abertura do debate em sala de aula nos cursos de graduação e pós-graduação e, consequentemente, desperta o interesse em desenvolver a produção e a construção de conhecimentos nessa área de forma mais aprofundada.

Principal

Lidiane Dias Vieira

lidiane.vieira@hotmail.com.br

A prática foi aplicada em

Todo o Brasil

Esta prática está vinculada a

Instituição

Dom Claudio Ponce de Leon, 240, 5/1001

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Lidiane Dias Vieira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Experiência de implantação do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde em um município do sertão paraíbano
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba