O site (ufrgs.br/populacaonegra) é um produto técnico, fruto da dissertação desenvolvida para o mestrado profissional em ensino na saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em cada aba do site, é possível perceber temáticas pertinentes à dissertação, justamente porque essa ferramenta surgiu da necessidade de oferecer material para o ensino do tema Saúde da População Negra na formação em saúde, temática ainda considerada um desafio para os profissionais da área.
Segundo a concepção de Werneck (2016), a Saúde da População Negra ainda é pouco incluído nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde. Por isso, a proposta é dispor aos trabalhadores, pesquisadores da saúde e, sobretudo, à população, um local virtual, de fácil acesso, que facilite o encontro das informações e produções científicas sobre a Saúde da População Negra, que estão disponíveis em variadas plataforma web.
O site (ufrgs.br/populacaonegra) é um produto técnico, fruto da dissertação desenvolvida para o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa desenvolvida, intitulada Políticas públicas e negritude: efetividade do ensino na saúde? Um estudo de caso sobre saúde da população negra, identificou e avaliou a efetividade e a percepção dos participantes da atividade de extensão e compreender o processo de conhecimento dos profissionais sobre a saúde da população negra. Em cada aba do site, é possível perceber temáticas pertinentes à dissertação, justamente porque essa ferramenta surgiu da necessidade de oferecer material para o ensino do tema Saúde da População Negra na formação em saúde, temática ainda considerada um desafio para os profissionais da área. Pois, segundo a concepção de Werneck (2016), o referido tema ainda é pouco incluído nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em saúde. Por isso, a proposta dispõe aos trabalhadores, pesquisadores da saúde e, sobretudo, à população, um local virtual, de fácil acesso, que facilite o encontro das informações e produções científicas sobre a Saúde da População Negra, que estão disponíveis em variadas plataforma web. Dessa forma, há uma ágil pesquisa sobre a temática que se constitui em recurso pedagógico na abertura do debate em sala de aula nos cursos de graduação e pós-graduação e, consequentemente, desperta o interesse em desenvolver a produção e a construção de conhecimentos nessa área de forma mais aprofundada.
Avenida Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, 240 - Vila Ipiranga, Porto Alegre - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO