UM LAÇO AZUL: ATENDIMENTO COMPARTILHADO, AMPLIADO E ATÍPICO.

O transtorno do espectro autista (TEA), mais conhecido como autismo, é uma condição neurológica que se manifesta geralmente na infância e pode persistir ao longo da vida e afeta o desenvolvimento social, comunicativo e comportamental.
Foram realizados atendimentos multiprofissionais individualizados e compartilhados com às crianças na Policlínica, bem como encontro mensais com às mães, intitulado como “ENCONTRO COM ELAS”,sendo esse um espaço para a continuidade do atendimento clínico, através da aquisição de conhecimento, troca de experiências, escuta compartilhada, atividades práticas com técnicas de respiração, massagem e relaxamento.
Os atendimentos clínicos compartilhados e individualizados acontecem através de ambiente adaptado e lúdico, com recursos terapêuticos específicos de acordo com às individualidades apresentadas, sendo uma experiência rica e efetiva para às crianças e profissionais do serviço.Os encontros com as mães foram alternados através de duas propostas: Atividades terapêuticas e Atendimento continuado. As atividades terapêuticasforam realizadas em sala adaptada ( sala com tatame) com duração de duas horas de intervenção.Iniciadas através de dinâmica de acolhimento com solicitação de DANÇA e retirada de CALÇADOS para adentrar no ambiente terapêutico, seguida de dinâmica denominada “POTE DA GRATIDÃO” produzida pela Psicóloga, momento em que as mães descrevem um motivo de gratidão. Logo após, técnicas de respiração, relaxamento e massagem são conduzidas pela Fisioterapeuta.
A proposta de Atendimento continuado, acontece através de oficinas entre profissionais e mães, onde são apresentadas (slides), roda de conversa, estratégias práticas para estimular o desenvolvimento das crianças no ambiente familiar. Durante esse momento é possível abordar especificidades encontradas no atendimento clínico, entender a realidade familiar e juntos elaborar estratégias para evolução de cada caso.

Descrever a experiência de estratégias terapêuticas desenvolvidas através do atendimento multiprofissional compartilhado e estendido.

A partir do levantamento realizado pela Secretaria Municipal de saúde e Secretaria de Educação foi possível constatar um aumento na demanda de laudos médicos com TEA, aumentando assim a necessidade de intervenção da equipe multiprofissional, tais como: Psicólogas, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga e Nutricionista da Policlínica Municipal Hudson Maia da Cunha, além da necessidade de assistência familiar, sabendo que as MÃES apresentam-se como principal cuidadora, sendo susceptíveis ao desenvolvimento de esgotamento físico e mental, tais como estresse, ansiedade e depressão.

A partir do desenvolvimento do projeto foi possível concluir que o atendimento multiprofissional compartilhado e estendido resultou em evoluções individuas significativas para os pacientes, tais como: melhora nas habilidades socioemocionais, comportamentais e de linguagem, observadas através de registros (vídeos) autorizados e realizados pelas profissionais, assim também como pelas mamães, que estão sempre expressando a gratidão por cada evolução.
Além disso, através dessas estratégias, foi possível estabelecer vínculos necessários e importantes entre terapeuta e paciente, profissionais e família. O vínculo estabelecido resultou em confiança no atendimento, melhora da comunicação e fluidez do serviço, sendo uma experiência extremamente positiva para o desenvolvimento e construção do laço azul (TERAPEUTA-FAMÍLIA-POLICLÍNICA).

As estratégias executadas através do atendimento clínico compartilhado e estendido para as mães atípicas é um recurso em saúde necessário que precisa ser divulgado, tendo em vista sua capacidade de contribuir positivamente para evoluções individuais, para o estabelecimento de vínculos, ofertando um trabalho produtivo e atenção integralizada do cuidado.

Principal

GERSICA LACERDA DA CUNHA SILVA

gersica_fisioterapia@hotmail.com

Coordenadora

Coautores

MARIA JÉDINA DE ANDRADE SANTOS; HELOISA MARQUES DA SILVA; FRANCISCA ISLANNYA PEREIRA DA SILVA; FABIA FERNANDES;RUTH ALESSANDRA PEREIRA SOARES

A prática foi aplicada em

Belém do Brejo do Cruz

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

SECRETARIA MUNICIPAL DE BELÉM BREJO DA CRUZ - POLICLÍNICA HUDSON MAIA DA CUNHA

Rua João Batista de Oliveira Forte, Belém do Brejo do Cruz - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria Jédina de Andrade Santos

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

22 jan 2025

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked