Olá,

Visitante

Ultilização de Estrátegias Combinadas para o Alcance de Cobertura Vacinal no Municipio de Poço Verde-Se

Este trabalho tem como objetivo demonstrar as estratégias de vacinação adotadas pelo município de Poço Verde- SE, para fortalecer as ações de imunização, tendo em vista o cenário de baixas coberturas vacinais. O município de Poço Verde elaborou um plano de vacinação pautando ações que visam aumentar a cobertura vacinal, por meio de estratégias combinadas envolvendo extensão do horário de funcionamento da sala de vacina, monitoramento da cobertura vacinal e realização da busca ativa de usuários faltosos por meio do Mural Vacina Garantida e avaliação dos registros dos sistemas de informações, ações de educação permanente para o profissionais com as temáticas “Fortalecendo o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde sobre o Calendário Vacinal” e “Realização do registro adequado da vacinação no cartão de vacinal do usuário e nos sistemas de informação”,

São vários os fatores que justificam a diminuição da cobertura vacinal, baseado na análise feita no município de Poço Verde/SE. Entre os fatores que influenciam na cobertura vacinal está a fragilidade de conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde relacionados as vacinas, tanto na interpretação dos cartões de vacina o que inviabiliza uma busca efetiva dos faltosos, como também na capacidade em esclarecer dúvidas, crenças, mitos, tabus e preconceitos sobre as vacinas. Outro aspecto importante que tem forte influência nos dados da vacinação do município é a divergência dos dados cadastrais no E-SUS, causando duplicidade nos cadastros, perda de dados, subregistro, erro de digitação, interferindo diretamente nos registros das vacinas. O deficiente monitoramento das rotinas de vacinação, traduzindo-se na falta de implementação das ações de busca ativa de faltosos também é um fator de grande influencia nas coberturas vacinais do município. Desconhecimento e desconsideração das recomendações técnicas por parte dos profissionais influenciando na viabilidade de aplicação simultânea de algumas vacinas, contribuindo para o aumento da taxa de abandono de vacinas por perder oportunidade da vacinação por falsas contraindicações ou por aprazamento de doses. Além disso, foi possível observar a dificuldade de acesso às vacinas, por parte de alguns usuários, estando associado a horários e dias restritos de funcionamento.

A melhoria de toda e qualquer assistência de saúde passa pelo reconhecimento de seus problemas e pelo exercício de encontrar caminhos para a diminuição ou eliminação destes. Nesse sentido, a avaliação e o monitoramento permitem a identificação de problemas e a reorientação de ações e serviços desenvolvidos, visando avaliar a incorporação de novas práticas na rotina dos profissionais e mensurar o impacto das ações implementadas pelos serviços e programas sobre o estado de saúde da população. Nesse sentido, o município de Poço Verde elaborou um plano de vacinação pautando ações que visam aumentar a cobertura vacinal, por meio de estratégias combinadas: • Extensão do horário de funcionamento da sala de vacina; • Intensificação de informações sobre vacinas nas mídias sociais; • Monitoramento da cobertura vacinal e realização da busca ativa de usuários faltosos por meio do Mural Vacina Garantida; • Avaliação e Monitoramento dos registros nos sistemas de informações do ESUS-PEC e PNI. • Educação permanente para os profissionais com as temáticas “Fortalecendo o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde sobre o Calendário Vacinal”, “Registro adequado da vacinação no cartão de vacina do usuário e nos Sistemas de Informação”, “Atualização em vacinas para os profissionais de enfermagem”.

A estratégias utilizadas pelo município se mostraram efetivas para fortalecer as ações de imunização e melhorar as coberturas vacinais no município. A extensão do horário de funcionamento da sala de vacina facilitou o acesso da vacina para pessoas que trabalham e possuem pouca disponibilidade de horários. Intensificar as informações sobre vacinas nas mídias sociais, esclarece dúvidas, crenças, mitos, tabus e preconceitos sobre as vacinas, como também diminui a crenças em Fake News por parte da população. Utilizar de novas estratégias para monitoramento da cobertura vacinal, como o Mural Vacina Garantida e a avaliação mensal dos sistemas de informação, permite uma maior visualização das crianças com vacinas em atraso, facilitando assim o processo de busca ativa dessas crianças. A Educação permanente para os profissionais de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, concede uma assistência de maior qualidade e eficácia, favorecendo melhores registros vacinais, busca ativa qualificada e alcance das coberturas. Tal estudo permitiu perceber a efetividade das estratégias desenvolvidas pelo município para alcance das coberturas vacinais, motivando a inovação e o empenho das ações.

Principal

Paloma Rodrigues da Silva

Coautores

Grace Kelly Alves Santana

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Experiência de implantação do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde em um município do sertão paraíbano
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba