Olá,

Visitante

Tudo Lindo: Construindo Histórias a Partir da Leitura de Mundos

INTRODUÇÃO:A implantação do Curso EdpopSUS surgiu através da Coordenação Estadual, devido a profissionais que tinham feito o curso. A proposta inovadora do curso e sua estratégia metodológica está respaldada na educação libertadora de Paulo Freire, na (re)construção da lógica do cuidado em saúde e novas práticas para a educação. Acreditamos na defesa do SUS e numa prática de cuidado transformadora.OBJETIVOS: Contribuir com a PNEP-SUS, qualificando a prática de profissionais e lideranças nos territórios.Incentivar a criatividade na produção de práticas de cuidado.Fomentar a instrumentalização de novas estratégias pedagógicas para a formação.METODOLOGIA: O grupo teve 35 educandos, 17 encontros semanais, dos quais dois foram para a Mostra Municipal organizada pela turma. As atividades envolveram rodas de conversa, ciranda, promoção da saúde, material informativo. O material didático foi norteador para as práticas educativas, mas também possibilitou novos arranjos e adequações feitos de acordo com as necessidades do público e a realidade local. O curso estimulou a participação de forma a ampliar a autonomia e capacidade de construção do cuidado dos participantes, protagonistas desse processo. Seguimos a linha Freiriana do diálogo, onde criamos um ambiente de reflexão e ampliação do conhecimento crítico gerado ao redor de cada tema.

Dificuldade de interação entre os técnicos de enfermagem e lideranças comunitárias, com os usuários da estratégia saúde da família, ocasionando baixa adesão da população no desenvolvimento de grupos e outras ações para promoção da saúde.

O curso tem sua formulação e material distribuído nacionalmente através da Fiocruz. Quando desenvolvido no município, ele possibilita a identificação de novas estratégias para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde e cuidado com a população. A interação que promove entre os profissionais participantes e lideranças comunitárias é traduzido com o fortalecimento da rede e o engajamento entre as equipes, com o estreitamento dos vínculos entre os profissionais que também reflete na relação profissional-usuário. Para além disso, a maior recomendação está na possibilidade que esse curso promove de reflexão das práticas, ofertando um novo modo de produzi-las, de forma democrática, dialógica e libertadora. O aumento dos grupos de sala de espera e rodas de conversas nas unidades, reflete isso. A adesão dos usuários passa a ser maior, assim como a qualidade da participação dos mesmos.

Principal

Gilson Luiz Andrade Marilia Guedes Limacamilla Maia Franco

marilial.edu@gmail.com

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Roberto Silveira, 46 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marilia Guedes Lima

Conta vinculada

marilial.edu@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Guia Prático para o Auxílio das Equipes de Estratégia Saúde Dafamília na Prática das Ações do Programa Saúde na Escolaem Um Município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul
Práticas
Objeto de Aprendizagem Sobre o Calendário Vacinal de Pessoas Vivendo com Hiv/Aids para Profissionais de Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Telemedicina: o Telediagnóstico de Espirometria Como Estratégia de Fortalecimento da A.P.S.
Rio de Janeiro