Olá,

Visitante

Transferência de Cuidados de Um Ambulatório de Referência para a Atenção Básica.

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) é uma unidade de Assistência, Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fundado em 1924. O objetivo do IFF é melhorar a qualidade de vida e promover a saúde da mulher, da criança e do adolescente. É reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência e pelo Ministério da Educação, como Hospital de Ensino. Portanto, articula ações de pesquisa, ensino, cooperação técnica, atenção integral à saúde

O ambulatório de Pediatria do INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA, constitui-se um ambulatório de referência pediátrica da rede SUS. Levantamento realizado por FILHO (2010) constatou que 54% dos usuários atendidos no ambulatório geral de pediatria do IFF/Fiocruz, não tinham perfil para este nível de cuidado. Baseado no referido estudo pode afirmar que frequentemente o que se presencia é a vinculação de um grande número de crianças de nível primário ao ambulatório de alta complexidade, onde muitas delas vêm a consulta apenas para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, sem nenhuma doença que justifique seu atendimento em um ambulatório de referência. Esses apontamentos nos fazem pensar a necessidade de ações voltadas para a integralidade da atenção a saúde, onde possa ser garantida o acesso dessas crianças próximo a sua residência. O que de certa forma, possibilitará o acesso de outras crianças, com perfil para atendimento em um ambulatório de referência.

Oferta do dispositivo para outros ambulatórios.

Principal

Dolores Lima da Costa Vidal

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Dolores Lima da Costa Vidal

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratificação de Risco em Condições Crônicas Prioritárias (Has,Dm,Drc, Gestantes e Crianças 0-24 Meses) em uma Unidade Básica de Saúde no Município de Manaus -Amazonas.
Amazonas
Práticas
“Rede Saúde Manauara e Projeto Conheça Sua Unidade: uma Experiência de Acolhimento na Perspectiva da Política de Humanização Realizada na Unidade Básica de Saúde Enfermeira Ivone Lima dos Santos em Ma
Amazonas
Práticas
Samu e Unidade Basica de Saúde – uma Parceria Que Deu Certo em Taboao da Serra
São Paulo
Práticas
Programa Língua Livre: Um Diferencial em Anquiloglossia de Bebês no Município de Linhares-Es
Rio de Janeiro
Práticas
A Construção do Fluxo de Atendimento de Crianças e Adolescentes Que Vivem com Hiv/Aids : a Experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, Rs.
Rio Grande do Sul
Práticas
Governança Assistencial em Um Hospital Focado no Atendimento Aos Casos de Curta Permanência: o Protagonismo do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas para a organização da Rue e Articulação com a Ras.
Rio Grande do Sul
Práticas
Campanhas de Saúde do Homem. uma Experiência de Inclusão Através do Estímulo Feminino
Paraná
Práticas
Projeto Territórios e Suas Contribuições para Atenção ao Usuário Hipertenso: a Ótica do Cuidar/Cuidado de Enfermagem
Bahia
Práticas
Juazeiro-Ba na Corrida pela Conquista dos Selos Unicef e Abrinq: Mudando a Vida de Crianças e Adolescentes
Bahia