Olá,

Visitante

Tenda do Conto

Na reunião ordinária de agosto 2015 tivemos a participação de membros representantes das secretarias municipais de saúde dos 14 municípios da região, dos gestores municipais de saúde, das 4 instituições de ensino superior com cursos na área de saúde, de um sindicato, de vários técnicos da Secretaria Estadual de Saúde lotados no Escritório Regional de Saúde de Sinop e técnicos do Hospital Regional de Sorriso. A experiência foi impar que favoreceu o despertar das emoções tornando o profissional de saúde mais sensível às suas potencialidades, conhecimento e valorização do outro, fortalecimento dos vínculos, companheirismo, entre outros. Nas palavras vieram momentos de emoções, de revolta, de decepções, de esperança de acordo com a realidade em que o profissional de saúde estava vivenciando naquele momento. Aprendemos a valorizar o outro e, retomamos muitas coisas que estavam adormecidas dentro de nós por conta da dureza do dia-a-dia de trabalho exaustivo na área da saúde. Fator preponderante foi a parceria da Instituição de Ensino Superior que cedeu o local para realização do encontro, dos colegas de trabalho que emprestaram cadeira de balanço e outros materiais para que pudéssemos proporcionar um ambiente favorável à realização da tenda do conto. Dificuldade foi principalmente o acesso ao local que fica distante da sede do ERS-Sinop que não possui uma sala de reuniões para acolher os participantes que vem de outros municípios e instituições, também a ausência de recursos para providenciar lanche para quem vem distante até 300km da sede para participar da reunião, mesmo assim não se deixa de realizar nada porque uma equipe solidária sempre providencia algo com seus próprios recursos financeiros a fim de acolher com carinho os parceiros.

A partir da leitura do texto Tenda do Conto disponibilizado na plataforma OTICCs da Especialização EPS em Movimento, nosso grupo de alunas decidiu fazer a experiência na Comissão de Integração Ensino Serviço da Região Teles Pires – Estado de Mato Grosso.

Partindo da Tenda do Conto prossegue-se, na região, o trabalho proposto pela Política Nacional de Humanização. Não estamos inventando a roda, só estamos valorizando e fazendo acontecer o que já existe de mais bonito em nosso sistema, partindo da valorização do profissional de saúde.

Principal

Iraci Contro Boni

iraciboni@ses.mt.gov.br

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Rua das Avencas, nº. 2072 Bairro: Setor Comercial

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Iraci Contro Boni

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba