O serviço de prótese dentária no SUS tem a finalidade de amenizar os impactos na saúde bucal da população, principalmente o edentulismo. Em 2019 o Municipio de Amapá implatou o Programa de Protese, afim de ofertar o reestabelecimento da função dentária para uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Desta forma, foi feito o credenciamento do Município com o Laboratório Regional de Prótese Dentaria (LRPD), a equipe responsável é composta por: 01 Cirurgiã-Dentista, 01 Protético, 01 Técnica em Saúde Bucal. O tratamento oferecido reabilitação protética representam a continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica ou pelas equipes de saúde bucal do Município. O trabalho inicia-se com a identificação dos pacientes através principalmente das equipes de Saúde da Familia/ACS, onde o mesmo é encaminhado para a UBS, acolhido, avaliado, caso haja necessidade de atendimento clinico odontologico o paciente recebe toda assistência pelas equipes odontológica da UBS para posteriormente iniciar todo processo de construção em conjunto (equipe/paciente) da protese com alta somente após a total readequação, adapção das funcões dentaria. O atendimento é porta aberta, sem distinção de idade, sexo, classe social, efetuando a quantidade mensal de 25 a 50 próteses sendo totais, parciais ou unitárias.
Ofertar o serviço de prótese dentaria com qualidade, acolher o individuo garantindo uma escuta qualificada, respeitando os seus anseios e necessidades para conseguir contemplar todos que necessitam de atendimento até mesmo os pacientes com dificuldade de locomoção, coordenação motora e pacientes com necessidades especiais. Contribuir com o autocuidado, autoconfiança e a autoestima do indivíduo.
O programa teve início em 04 de outubro 2019, em um universo de mais de nove mil habitantes residentes no Municipio de Amapá, em 2 anos e 7 meses o Programa de Protese, observamos uma considerável quantidade de pacientes edêntulos e muitos outros para serem encaminhados ao clinico geral, antes de iniciarmos a parte protética, porém temos a grande satisfação de já ter concluido e entregada mais de 900 próteses devolvendo saúde, qualidade de vida, e sorriso legal para estas pessoas.
Inicialmente os pacientes de prótese tiveram dificuldades para se adaptar com as dentaduras, diante dessas dificuldades, houve a vergonha de enfrentar a sociedade com o sorriso novo, a questão da fonação que modifica, a deglutição na hora de se alimentar, que por ser algo diferente, fora da real condição que estavam antes estranhavam muito. Mas com o passar do tempo podemos perceber que houve uma boa aceitação por parte do usuário e trabalhadores empenhados no processo. Estamos caminhando com muito empenho para que o todos que precisem sejam contemplados, pois a equipe de reabilitação se dedica para estimular, orientar, ajustar e melhorar a adaptação da prótese desses indivíduos e assim obtermos sucesso.
venida Cônego Domingos Maltez, 63 – Amapá – AP – CEP: 68950-000
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO