Olá,

Visitante

Sistema de trabalho e suporte matricial nas coordenações da atenção básica de saúde no município de Borba

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Reestabelecer o sistema de saúde do município através de suportes técnicos às Coordenações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde.
O processo de trabalho no município de Borba permitiu reestabelecer o sistema de saúde através de suportes técnicos às Coordenações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Cada área (coordenação da atenção básica, coordenação de planejamento e avaliação e vigilância em saúde), permitiu um trabalho em conjunto mais coeso, mostrando resultados nos indicadores, na qualidade do serviço prestado a população e os impactos na saúde. O processo de trabalho tem que ser avaliado e discutido em conjunto com todos os atores envolvidos, permitindo assim, uma análise macro, para que possamos traçar metas viáveis, estipulando prazos para cada ação e reavaliando resultados.O processo de trabalho é o ponto chave para termos sucesso frente aos resultados alcançados, e o reestabelecimento do sistema de saúde através de suportes técnicos às Coordenações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde nos permitiu realizar mudanças, onde obtivemos resultados positivos no âmbito das dezenoves coordenações na assistência primária e secundária a saúde.

O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas, possui atualmente uma população de 38.688 hab. (IBGE 2014), e uma cobertura de Atenção Básica de 76,16% (DATASUS, 2014). A rede assistencial de saúde está estruturada com 06 (seis) Equipes de Saúde da Família – ESF, na zona urbana, 02 (duas) Equipes de Saúde da Família para Populações Ribeirinha – ESFPR, 01 (uma) Equipe de Saúde da Família Fluvial – ESFF, 09 (nove) Equipes de Saúde Bucal – ESB , 01 (um) Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, 02 (dois) Programas de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, 07 (sete) Academias da Terceira Idade – ATI, 01 (uma) Academia da Saúde, 01 (uma) Academia da Primeira Infância – API, 01 (um) Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, 01 (um) Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, 01(uma) Rede de Frio, 01(uma) Unidade Hospitalar com 40 leitos, onde está implantado um posto de coleta de leite humano e 01 (uma) Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF.Desde 2010 foi implantado o caderno de monitoramento no município, com o objetivo de estarmos realizando o monitoramento e avaliação das ações e indicadores pactuados. O Núcleo de planejamento e avaliação em saúde juntamente com a coordenação da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, acompanham mensalmente o desempenho das equipes através dos cadernos e por meio da análise das produções. Em seguida listamos por equipes e por microáreas as deficiências dos indicadores e traçamos o planejamento para intervir junto a equipe. Realizamos o suporte e/ou articulação através de reuniões com as equipes para construção de matriz de intervenção e discussão da melhor forma de trabalhar essas fragilidades.

Principal

Valdelanda de Paula Alves

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Cônego Bento, Nº 09- Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Valdelanda de Paula Alves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jul 2020

e atualizada em

28 maio 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro