Olá,

Visitante

Sistema de Trabalho e Suporte Matricial nas Coordenações da Atenção Básica de Saúde no Município de Borba.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Reestabelecer o sistema de saúde do município através de suportes técnicos às Coordenações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:

O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas, possui atualmente uma população de 38.688 hab. (IBGE 2014), e uma cobertura de Atenção Básica de 76,16% (DATASUS, 2014). A rede assistencial de saúde está estruturada com 06 (seis) Equipes de Saúde da Família – ESF, na zona urbana, 02 (duas) Equipes de Saúde da Família para Populações Ribeirinha – ESFPR, 01 (uma) Equipe de Saúde da Família Fluvial – ESFF, 09 (nove) Equipes de Saúde Bucal – ESB , 01 (um) Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, 02 (dois) Programas de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, 07 (sete) Academias da Terceira Idade – ATI, 01 (uma) Academia da Saúde, 01 (uma) Academia da Primeira Infância – API, 01 (um) Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, 01 (um) Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, 01(uma) Rede de Frio, 01(uma) Unidade Hospitalar com 40 leitos, onde está implantado um posto de coleta de leite humano e 01 (uma) Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF.Desde 2010 foi implantado o caderno de monitoramento no município, com o objetivo de estarmos realizando o monitoramento e avaliação das ações e indicadores pactuados. O Núcleo de planejamento e avaliação em saúde juntamente com a coordenação da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, acompanham mensalmente o desempenho das equipes através dos cadernos e por meio da análise das produções. Em seguida listamos por equipes e por microáreas as deficiências dos indicadores e traçamos o planejamento para intervir junto a equipe. Realizamos o suporte e/ou articulação através de reuniões com as equipes para construção de matriz de intervenção e discussão da melhor forma de trabalhar essas fragilidades.

O processo de trabalho no município de Borba permitiu reestabelecer o sistema de saúde através de suportes técnicos às Coordenações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Cada área (coordenação da atenção básica, coordenação de planejamento e avaliação e vigilância em saúde), permitiu um trabalho em conjunto mais coeso, mostrando resultados nos indicadores, na qualidade do serviço prestado a população e os impactos na saúde. O processo de trabalho tem que ser avaliado e discutido em conjunto com todos os atores envolvidos, permitindo assim, uma análise macro, para que possamos traçar metas viáveis, estipulando prazos para cada ação e reavaliando resultados.O processo de trabalho é o ponto chave para termos sucesso frente aos resultados alcançados, e o reestabelecimento do sistema de saúde através de suportes técnicos às Coordenações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde nos permitiu realizar mudanças, onde obtivemos resultados positivos no âmbito das dezenoves coordenações na assistência primária e secundária a saúde.

Principal

Valdelanda de Paula Alves

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Instituição

Av. Cônego Bento, Nº 09- Centro.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Valdelanda de Paula Alves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jul 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro