Olá,

Visitante

Dispositivo indutor de melhorias na atenção básica: o planejamento e operacionalização do Pmaq – AB no município de Limoeiro (PE)

O presente estudo é um relato de experiência sobre o processo de implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade no Município de Limoeiro. Localmente, iniciou-se o processo com o estudo da portaria que institui o programa, buscando apropriação dos conceitos e necessidades de adequação para sua implantação. Após avaliação, por iniciativa da gestão, optou-se pela criação do Decreto Lei nº004/2012 em 01 de Março de 2012 que institui o incentivo financeiro de gratificação por desempenho em conformidade com a adesão e certificação do PMAQ/AB. Após isso, se sucederam as etapas de pactuação de adesão das equipes, pactuação dos indicadores de desempenhos prioritários para gestão e melhorias estruturais e de abastecimento, como reforma de estruturas e ambientes, maior disponibilidade de insumos, equipamentos e medicamentos. Participaram deste processo, o Secretário Municipal de Saúde, Coordenadores de Planejamento e Fundo Municipal de Saúde, Coordenadores da Atenção Básica e Saúde Bucal, profissionais da Atenção Básica com anuência do Conselho Municipal de Saúde. O monitoramento mensal dos indicadores pactuados foi realizado através de consulta da base de dados do MS/DATASUS/SIA, SIAB, SINASC, SIM entre os anos de 2011 e 2015.

O PMAQ foi instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde em 19 de julho de 2011, pela portaria nº 1.654 GM/MS objetivando a indução da ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica.

Como aprendizado para a equipe de avaliação, apesar dos resultados expressivos, observamos a necessidade da reorganização do processo de trabalho, considerando as responsabilidades e competências de cada profissional que compõe a equipe da gestão e do cuidado. Além disso, mesmo com o incentivo financeiro por desempenho dos profissionais, houveram casos em que não foram atingidas as metas preestabelecidas e as equipes apresentaram grande resistência frente a processos de avaliação. Para que os avanços continuem, faz-se necessário a qualificação do processo de monitoramento e avaliação, manutenção do processo de contratualização para avançar no padrão de qualidade da assistência instituindo novas práticas de integralidade e intersetorialidade municipal, reforçando e firmando as redes de atenção em saúde.

Principal

Josimere Santana Tavares de Arruda

josysantana10@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Limoeiro

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Dr. Severino Pinheiro, 171

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josimere Santana Tavares de Arruda

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 out 2020

e atualizada em

21 maio 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro