A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, causada pelo treponema pallidum e apresenta altas taxas de transmissão vertical, podendo chegar a 100% dependendo da doença materna e da fase da gestação. O diagnóstico da sífilis gestacional é simples e o seu rastreamento é obrigatório durante o pré-natal. Na ampliação e qualificação do diagnóstico, uma das ações do plano é o aumento da testagem, principalmente nas grávidas. Isso porque a identificação ainda no primeiro trimestre da gestação e o tratamento adequado impede a transmissão da doença da mãe para o bebê.
O município de São João de Meriti-RJ tem sido destaque, na última década, está no ranking de incidência de sífilis entre os Municípios brasileiros, com uma taxa de incidência alta. Todos os tipos de sífilis – adulto, em gestantes e congênitas (em bebês) são de notificação obrigatória no Brasil. De acordo com os dados do Ministério entre 2015 e 2016, a sífilis adquirida teve um aumento de 27,9%
Tendo em vista os dados apresentados , pode se afirmar que mesmo com poucos resultados e o valores que tendem a refletir valores de pouco valor, conclui se que os dados eram inexistentes, ou seja , partindo do zero. Hoje existe uma trajetória na qual os possessos se encaixam estão acoplados ao fluxo de gestantes , acolhimento, avaliação e controle logo no primeiro dia de consulta com a oferta do teste rápido, a Estratégia Saúde da Família do Município de São João de Meriti encontra todas as problemática como quaisquer outro município, porem a descentralização e tão logo o tratamento é o grande marco para resultados positivos , com prognósticos favoráveis a são João de Meriti. Vale à pena fomentar, que os dados são de gestantes que foram acompanhadas dentro das suas unidades de referencias e tratadas com facilidade sem necessitar da tão famosa burocratização da assistência que já contempla os fatores de morbimortalidade que tange o tema proposto.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO