Olá,

Visitante

Mudança de Hábito de Saudix

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Ações educativas e preventivas como estratégia, objetivando a apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença-cuidado, incluindo fatores de risco e de proteção à saúde bucal, estimulando o beneficiário a mudar seus hábitos, apoiando-o na conquista de sua autonomia e no auto cuidado.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Atividade que foi desenvolvida: PEÇA TEATRALNessa apresentação nossa equipe mostra a importância da valorização da própria saúde.Temas abordados: Fatores de risco e de proteção comuns para doenças da cavidade bucal (cárie, doença periodontal), outros agravos: Câncer bucal, diabetes, hipertensão, obesidade, os efeitos do tabagismo, alcoolismo, práticas alimentares inadequadas, sedentarismo (importância da atividade física). O teatro está inserido neste contexto e possui uma linguagem de expressão simples, é um meio de comunicação que atinge a todos. Descrição da atividade: Roteiro original foi cedido gentilmente pelo Dr.João Regis de Oliveira, e o processo de adaptação do roteiro foi realizado pelos colaboradores.SINOPSE: A Verdadeira história de SaudixPersonagens:Antônio Saudix: Jovem sedentário, aproximadamente 30 anos, fumante, faz uso constante de bebidas alcoólicas, obeso, hipertenso, com suspeita de câncer de boca. Vive com dois salários mínimos. Tem crise de autoestima. Desiludido com a vida, pela falta de perspectivas. Sabe que a esposa é apaixonada por ele. Acomodou-se no casamento e conforma-se com a situação de vida, achando que não há nada a fazer.Justina: Apaixonada pelo “marido” ela largou a casa dos pais para morar com Saudix, mas vive contrariada pelo fato dele não querer casar-se oficialmente. Preocupada com o marido, ela tenta de tudo para que ele desenvolva melhores hábitos.Beto: Colega de trabalho e melhor amigo de Saudix.Dentista – Dra Maralupia: Dentista que vai tratar dos dentes de Saudix.Nice: Colega de trabalho que detestava Saudix pela sua falta de higiene e depois passa a percebê-lo de uma forma diferente.Natasha : Colega de trabalho que também passa a perceber Saudix diferente depois de sua mudança.Sec.: Secretária do chefe.Emiliano: Presidente da empresa.Duração: 30 minutos (aproximadamente)Possibilidade de exibição: Diversas (Ex: Ambiente fechado ou aberto, teatros, auditórios, palco armado, quadra de esportes, ginásios e outros.Material necessário:Folder para orientação da população sobre câncer de boca, 06 camisetas da mesma cor, 01 conjunto de agasalho G (da mesma cor das camisetas), 01 conjunto de agasalho tamanho GG (da mesma cor das camisetas), Fibra siliconada espuma/enchimento para almofada para confeccionar roupa do personagem obeso. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Duração da peça: 30 minutos. Foram realizadas oito apresentações em todas as equipes de saúde da família do município durante os encontros de grupos de hipertensos e diabéticos.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: A peça teatral foi

O público adulto talvez seja o grupo mais negligenciado dentro de todos os grupos que trabalhamos, principalmente do gênero masculino. É muito raro observar ações educativas e de conscientização para adultos. Adultos que possuem problemas bucais estão mais propensos a ter seu rendimento reduzido no trabalho. Dificuldades para mastigar ou problemas estéticos podem gerar desconforto. Ensinar aos adultos que a preocupação com a saúde bucal e fazer visitas periódicas ao consultório odontológico são importantes e pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Diante de tal realidade e observando a carência em respeito à melhoria das condições de higiene, percebemos a necessidade de desenvolver ações para o público adulto e assim contribuir de forma significativa para conseguir mudar as atitudes das pessoas.

Com este trabalho observamos a relevância da educação em saúde através de uma forma artística que é o teatro. Percebemos que nossa experiência teve êxito no que se refere a sensibilizar as pessoas, pois muitos dos que nos assistem se identificam com o personagem principal e refletem sobre como bons hábitos de saúde podem trazer qualidade de vida. Nós enquanto profissionais de saúde, dispomos dessa potente ferramenta de trabalho para influenciar positivamente a vida de nossos pacientes.

Principal

Leopoldo Klug Neto, Amerigo Sugamosto da Rosa, Aline Pazin Crukil,Juliana Paiano,Laurita Oliveira,Luiz Antonio Frantz

leopoldoklug@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Pomerode

Santa Catarina

Sul

Instituição

R. 15 de Novembro, 525

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leopoldo Klug Neto, Amerigo Sugamosto da Rosa, Aline Pazin Crukil,Juliana Paiano,Laurita Oliveira,Luiz Antonio Frantz

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 out 2022

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba