Olá,

Visitante

Serviço Especializado em Saúde Bucal em Um Município de Pequeno Porte – Apiacá/Es: Ferramentas, Desafios e Iniciativas Próprias.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: A experiência trata de uma iniciativa estritamente municipal de forma a facilitar e agilizar o acesso dos munícipes ao serviço de Endodontia, tendo como objetivos: (1) a redução, tanto por parte do usuário quanto do município, de gastos em deslocamentos para os serviços de referência

Os serviços de média e alta complexidade em saúde bucal, tal como o apresentado, sempre foram uma constante de problemas aos municípios de pequeno porte, em especial os distantes dos grandes centros e com importantes deficiências orçamentárias. São serviços disponibilizados em pouca quantidade e localizados a regiões distantes que, se não impedem ao menos dificultam o acesso do usuário, na maioria das vezes carente de recursos financeiros, assim como seu município de origem, para seu deslocamento, e que, somado à falta de percepção sobre o cuidado de sua própria saúde, resulta na não execução dos procedimentos. A experiência em questão aborda uma iniciativa da Saúde Bucal, totalmente planejada, financiada e executada por um município com as características descritas acima, Apiacá/ES, com o intuito de anular o deslocamento dos usuários além dos limites do município para o acesso ao serviço de tratamento de canal (Endodontia), e assim oportunizar e agilizar o início do tratamento, reduzindo o abandono, a falta de resolubilidade e a perda de dentes indicados ao tratamento.

A experiência em questão reflete todo o esforço da gestão municipal e a responsabilidade na saúde bucal dos munícipes, ao disponibilizar um serviço especializado custeado totalmente com recursos próprios, e que só por isso já merecia destaque – prática desconhecida na região. Soma-se ainda: a implantação de protocolos municipais, a realização de reuniões para a discussão de casos clínicos e para a discussão de propostas de aperfeiçoamento das ações e dos específicos serviços, além da utilização de recursos de comunicação entre os profissionais de forma a agilizar tanto a referência quanto a contrarreferência, otimizando os recursos públicos e tendo uma satisfatória adesão pública. Por fim, cabe destacar que tais iniciativas se adequam perfeitamente aos municípios de médio e pequeno portes, ressaltando a importância do compartilhamento das informações neste evento de relevância nacional.

Principal

Diogo de Souza Vargas

diogosvargas@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Apiacá

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

Praça da Senhora Santana, n° 06

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Diogo de Souza Vargas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Coração Forte: realização de exames de holter 24h (eletrocardiograma dinâmico), medição ambulatorial da pressão arterial em 24 (mapa 24h), eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma transtorácico no município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.
Paraíba
Práticas
SOS CORAÇÃO
Rio de Janeiro
Práticas
Triagem Multidisciplinar de TEA em Petrópolis: uma parceria necessária e significativa.
Rio de Janeiro
Práticas
Assistência de média complexidade em município de pequeno porte: experiência de Mendes (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Experiencia de Barra do Piraí no suporte as enfermidades cardiovasculares no leito de cuidados prolongados na rede de urgência e emergência do Médio Paraíba.
Rio de Janeiro
Práticas
O trabalho do assistente social no âmbito hospitalar: acolhimento e garantia de direitos.
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores de excelência do HMSJ em doação de órgãos para transplante
Santa Catarina
Práticas
Assistência Domiciliar Aos Pacientes do Serviço de Atenção Especializada em Ist/Aids do Município de Vila Velha-Es
Espírito Santo
Práticas
Experiência Regulação odontológica da Atenção Primária X Especialidades – Ceo
Paraíba
1 / 512345