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Serviço de Assistência Móvel de Urgência: Análise dos Relatórios de Auditorias

1 INTRODUÇÃOO Sistema Único de Saúde (SUS) engloba uma diversidade de tecnologias e processos de trabalho com a finalidade de ofertar o cuidado na promoção da saúde da população, visando à melhoria da qualidade de vida do indivíduo.O Brasil vem enfrentando situações adversas, relacionadas aos serviços públicos de saúde, e alguns dos hospitais brasileiros os problemas englobam gerenciamento de ações, insuficiência de profissionais, salários defasados, equipamentos sucateados, entre outros. Com o crescimento da população e o aumento da violência nos centros urbanos, tornou-se imprescindível aos órgãos públicos ofertar serviços com resultados visíveis, assegurando à população uma evolução de vida e não de morte. O aumento da demando por serviços de saúde, destacando-se os de emergência, principalmente com relação aos traumas, passa a ser fundamental com necessidade de atendimento pré-hospitalar móvel. Para um atendimento prestado em primeiro nível de atenção, contamos com serviços de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APHM), implantado em municípios e regiões de todo o território brasileiro pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria n. 1.864 (BRASIL, 2003).O APHM faz parte do Sistema de Saúde, como componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, onde o tratamento é realizado temporariamente. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um Sistema Único de Saúde (SUS) Lei 8.080 (BRASIL, 1990). Considera-se que, no Brasil, ?parte expressiva da população busca consultas nos prontos-socorros dos hospitais?, (MACHADO

O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU 192), nos municípios baianos, visitados atende a todos os critérios definidos pela legislação vigente? Quais as principais dificuldades que os municípios e seus gestores vêm enfrentando quanto ao mecanismo de trabalho deste serviço? De que maneira os relatórios de auditoria podem servir de instrumentos de intervenção na melhoria do serviço?

Principal

Ana Tereza Câmara Teixeira Alves

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Ana Tereza Câmara Teixeira Alves

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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