Saúde mental na atenção básica: a clínica do laço social na perspectiva do Grupo Cultivarte

Fortalecer o plano terapêutico de cada paciente na direção do laço social, do empoderamento do sujeito, da autonomia e da cidadania. Favorecer a itinerância do grupo para intervenções em outras UBS através do cultivo de canteiros medicinais-ornamentais e convivência social. O Cultivarte como articulador social, valendo-se do teatro como instrumento para sensibilização da cidade quanto à inclusão. Envolvimento de pessoas da comunidade para compor a rede de cuidadores dos pacientes com transtornos mentais. Realizar ações de educação em saúde, para intervir na cultura da dependência aos benzodiazepínicos.

Desde 2012, a Equipe de Saúde Mental da UBS Jardim Industrial e da UBS Vila São Paulo iniciou oficina terapêutica como prática clínica junto a pacientes com sofrimento mental severo, sobretudo psicoses. Constituiu-se, então, o Grupo Cultivarte, formado por trabalhadores, usuários e familiares. Há três anos, os encontros do Grupo acontecem toda 2ª feira, reunindo 25 participantes que se nomeiam cuidadores da saúde mental. Estima-se que cerca de 100 usuários, entre pacientes e seus familiares, com frequência intermitente, integram o Grupo. Dentre estes pacientes, há histórias de isolamento, exclusão e internações psiquiátricas. A partir da inclusão no Cultivarte, esses pacientes mantêm tratamento contínuo nas UBSs. O Grupo se tornou referência de acolhimento, vínculo, convivência, produção de cuidados, atenção à singularidade e colaboração coletiva. Através do Grupo Cultivarte, realiza-se o Projeto Território, Entrelaces, Inclusão, Autonomia (TEIA), composto por três círculos de ações: ambientais, artísticos, culturais e Intersetoriais. No centro desses três círculos, como ponto de interseção para onde converge toda a orientação do trabalho, tem-se a Clínica do Laço Social. No círculo de ações ambientais, os pacientes se dedicam à construção de canteiros de plantas medicinais e ornamentais nas UBS. O Círculo de Ações Artístico Culturais contempla encontros com a cultura e com a criação artística, através das oficinas de artes plásticas, teatro, música e passeios. Em 2015, o Grupo Cultivarte se apresentou no evento da luta antimanicomial de contagem, no Centro Cultural Casa Azul, com exposição de artes plásticas e com a encenação teatral: os lírios não nascem da lei: é preciso promover a mudança social. O círculo de ações intersetoriais consolida parcerias institucionais e comunitárias, visando ações de inclusão social. Parcerias com: Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar.

Prática clínica junto a pacientes com sofrimento mental severo, sobretudo psicoses. Dentre estes pacientes há histórias de isolamento, exclusão e internações psiquiátricas.

Principal

Pollyana Lúcia Costa Santos

Coautores

Pollyana Lúcia Costa Santos

A prática foi aplicada em

Contagem

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Av. General David Sarnoff, 3113 - Cidade Industrial, Contagem - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

20 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas