Fortalecer o plano terapêutico de cada paciente na direção do laço social, do empoderamento do sujeito, da autonomia e da cidadania. Favorecer a itinerância do grupo para intervenções em outras UBS através do cultivo de canteiros medicinais-ornamentais e convivência social. O Cultivarte como articulador social, valendo-se do teatro como instrumento para sensibilização da cidade quanto à inclusão. Envolvimento de pessoas da comunidade para compor a rede de cuidadores dos pacientes com transtornos mentais. Realizar ações de educação em saúde, para intervir na cultura da dependência aos benzodiazepínicos.
Desde 2012, a Equipe de Saúde Mental da UBS Jardim Industrial e da UBS Vila São Paulo iniciou oficina terapêutica como prática clínica junto a pacientes com sofrimento mental severo, sobretudo psicoses. Constituiu-se, então, o Grupo Cultivarte, formado por trabalhadores, usuários e familiares. Há três anos, os encontros do Grupo acontecem toda 2ª feira, reunindo 25 participantes que se nomeiam cuidadores da saúde mental. Estima-se que cerca de 100 usuários, entre pacientes e seus familiares, com frequência intermitente, integram o Grupo. Dentre estes pacientes, há histórias de isolamento, exclusão e internações psiquiátricas. A partir da inclusão no Cultivarte, esses pacientes mantêm tratamento contínuo nas UBSs. O Grupo se tornou referência de acolhimento, vínculo, convivência, produção de cuidados, atenção à singularidade e colaboração coletiva. Através do Grupo Cultivarte, realiza-se o Projeto Território, Entrelaces, Inclusão, Autonomia (TEIA), composto por três círculos de ações: ambientais, artísticos, culturais e Intersetoriais. No centro desses três círculos, como ponto de interseção para onde converge toda a orientação do trabalho, tem-se a Clínica do Laço Social. No círculo de ações ambientais, os pacientes se dedicam à construção de canteiros de plantas medicinais e ornamentais nas UBS. O Círculo de Ações Artístico Culturais contempla encontros com a cultura e com a criação artística, através das oficinas de artes plásticas, teatro, música e passeios. Em 2015, o Grupo Cultivarte se apresentou no evento da luta antimanicomial de contagem, no Centro Cultural Casa Azul, com exposição de artes plásticas e com a encenação teatral: os lírios não nascem da lei: é preciso promover a mudança social. O círculo de ações intersetoriais consolida parcerias institucionais e comunitárias, visando ações de inclusão social. Parcerias com: Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar.
Prática clínica junto a pacientes com sofrimento mental severo, sobretudo psicoses. Dentre estes pacientes há histórias de isolamento, exclusão e internações psiquiátricas.
Av. General David Sarnoff, 3113 - Cidade Industrial, Contagem - MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO